Animação de festa infantil

palhaço animando festa ifnantil

Tão importante quanto a decoração e as guloseimas, a animação da festa infantil é um ponto que os pais e organizadores de aniversários precisam cuidar com muita atenção. Afinal, de nada adianta preparar uma festinha superbonita se ela acabar sendo chata, não é? Pensando nisso, separamos algumas dicas para você arrasar na animação da festa do seu filho. Confira!

Como animar uma festa infantil

Ao contrário do que possa parecer, animar uma festinha para crianças é, na verdade, bem simples – tudo vai depender do seu orçamento! Há diversas empresas que fornecem serviços de animação, incluindo opções muito divertidas para a criançada, como shows de mágica, brinquedos infláveis e oficinas. Geralmente esses serviços são um pouco mais caros, mas vale a pena contratá-los se você não quer ou não tem tempo de se envolver com a animação, por exemplo.

Já se o seu orçamento para a festinha está um pouco apertado, ou mesmo se você prefere fazer tudo em casa, não significa que precise desistir de trazer diversão para a celebração dos pequenos. Como já falamos, animar uma festinha infantil não tem lá muito mistério, e com um pouco de criatividade, é possível garantir uma comemoração repleta de atrativos para os pequenos convidados.

crianças brincando com balão

Fonte: Mulher

Confira algumas dicas infalíveis para garantir que a animação da festa seja perfeita:

Animação de acordo com a faixa etária

Um fator muito importante que você deve levar em consideração na hora de contratar ou organizar a animação de uma festa infantil é a idade do aniversariante e dos convidados. Isso porque existem diversas opções de brinquedos e brincadeiras que são ideais para cada faixa etária, como você pode ver abaixo:

  • De 0 a 2 anos: se a ocasião for receber bebês ou crianças menores, investir em uma grande animação provavelmente será um mau investimento. O ideal para essa faixa etária é construir um cantinho do bebê, onde eles possam se divertir com brinquedos apropriados. Para garantir ainda mais conforto e segurança, deve-se forrar o chão com piso emborrachado, que é o mais indicado para playgrounds.
  • De 3 a 6 anos: nessa faixa etária, a dica é aproveitar atividades mais lúdicas, que incentivem a criatividade e a imaginação da criançada, como teatrinho de fantoches, por exemplo, e algumas dinâmicas em grupo – como oficina de desenho e maquiagem artística.
  • De 6 a 9 anos: nessa idade, as crianças já podem participar de atividades e brincadeiras mais elaboradas, podendo elas mesmas organizar a diversão. A recreação pode acontecer por meio de brinquedos (como cama elástica e piscina de bolinhas, por exemplo) ou brincadeiras mais tradicionais, como esconde-esconde, corrida do saco etc.
  • A partir dos 10 anos: quando as crianças são um pouco maiores, elas gostam de escolher as atividades da festinha, então é muito importante conversar com seu filho para definir como será a diversão. Algumas opções seguras e adoradas pela maioria dos pequenos são brincadeiras e jogos que podem ser realizados em grupo (como futebol e videogame) e brinquedos infláveis.

Dicas para garantir uma festa animada

Depois de considerar o seu orçamento e a faixa etária dos convidados da festinha, você pode partir para a parte divertida: definir as atividades! Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos algumas sugestões de recreações que você pode ter na festinha do seu pequeno. Confira!

Música

Em uma festinha animada não pode faltar música, não é mesmo? Para não errar na playlist dessa comemoração, opte por músicas infantis mais calmas, que permitam que as crianças brinquem à vontade e os adultos possam conversar tranquilamente. Músicas que incentivem brincadeiras também são ótimas opções – mas apenas moderadamente.

Shows

Que tal contratar um profissional (ou até mesmo um amigo ou familiar) para realizar um show especial para os pequenos? Existem diversas opções de shows para festas infantis que atendem a todas as faixas etárias, sendo as mais populares as apresentações de mágica, palhaços e teatrinho.

show para crianças em festa infantil

Fonte: Divertisaltos

Oficinas

Outra atividade que as crianças adoram são as oficinas! Práticas de serem organizadas, as oficinas permitem que a garotada experimente alguma atividade (como pintura ou artesanato, por exemplo) e produza artigos que também servem como lembrancinha. Oficinas para fabricar doces, como biscoitos e cupcakes, também são muito divertidas e, de quebra, rendem algumas guloseimas para levar para casa!

crianças fazendo aula de cupcake

Fonte: Inesquecível Casamento

Brincadeiras

Uma forma muito prática e divertida de animar a festa – e que praticamente não tem custo – é organizar brincadeiras que os pequenos possam realizar em equipes. Você pode optar por aquelas mais clássicas (mas que nunca saem de moda), como esconde-esconde, pega-pega, corrida do saco e dança das cadeiras. Outra ideia legal é criar pequenas competições entre a criançada, que podem ser partidas de stop, em que todos podem participar ao mesmo tempo, ou concurso de karaokê, por exemplo. É diversão na certa!

crianças brincando em festa infantil

Fonte: Pearl and Pierce Home

Brinquedos

E para que a animação da festinha seja ainda mais contagiante, que tal trazer alguns itens especiais para os pequenos? Além dos brinquedos infláveis, que já são uma tendência nas festas infantis, há outras opções que farão a criançada delirar, como os jogos de mesa, os videogames, a cama elástica e a piscina de bolinhas.

crianças deitadas em piscina de bolinhas

Fonte: Festa Legal

Com essas dicas de animação para festa infantil, não tem erro: você conseguirá transformar o aniversário do seu filho em uma grande ocasião, que estará para sempre entre as lembranças mais divertidas e especiais da vida dele e dos seus amiguinhos!

 

Deixe um comentário