4 brincadeiras com dança para animar as crianças

brincadeiras com dança para animar as crianças

A criançada adora brincadeiras com músicas, pois elas ficam animadas e repletas de energia para pular e se divertir. Além disso, nós, como adultos, sabemos que as brincadeiras com música são muito vantajosas para o desenvolvimento dos pequenos. Pensando nisso, separamos algumas brincadeiras com dança para animar as crianças e auxiliar o desenvolvimento delas. Confira!

1 – Dança das cadeiras

Ideal para fazer em sala de aula ou na reunião da garotada, a Dança das Cadeiras é divertida tanto para crianças quanto para os jovens adolescentes. Você só vai precisa de música, das cadeiras e do ânimo do pessoal! Ela é ideal para treinar a concentração e a coordenação motora. Afinal, ninguém quer ficar de pé quando a música parar, não é mesmo?

2 – Estátua

Outra brincadeira ideal para fazer em sala de aula ou na festinha do final de semana. Para essa brincadeira você só vai precisa de um celular com acesso a música ou um rádio! A brincadeira é bem simples: basta colocar a música para tocar e deixe que todos se divirtam dançando ao menos esperar, pause a música para que todos fiquem parados!

Essa brincadeira é interessante pois exercita o equilíbrio e a habilidade de atenção mesmo tempo. Outra dica bem legal é bater foto das caras engraçadas e posições inusitadas que a garotada faz. Todos vão se divertir!

[Imagem] Fonte: Ymca Chicago

3 – Dança da Laranja

O lugar ideal de fazer essa brincadeira que ativa a habilidade do trabalho em grupo é em um ambiente aberto. Você irá precisar de laranjas, ou pode ser pequenas bolinhas mesmo, e separar a turminha em duplas.

Ao som da música, elas precisam dançar e segurar a laranja com a testa, sem usar as mãos para tocar umas nas outras ou na esfera. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades sociais, trabalhando juntas para manter a esfera no lugar com eficiência e agilidade.

4 – Dança do Jornal

Para essa brincadeira é necessário apenas uma folha de jornal para cada participante. Cada criança dançará de acordo com o ritmo somente em cima da folha de jornal! Se a folha rasgar, o participante ficará fora da brincadeira.

Para ficar mais interessante, você pode dividir os pequenos em duplas para dançar em cima do jornal. Traga para a brincadeira diversos ritmos de música para incentivar os pequenos a aprenderem as variações de compassos musicais desde pequenos.

Outras vantagens que as brincadeiras de dança possuem são a desinibição e criatividade para atividades rítmicas, muitos da turminha gostam de inovar e fazer grandes performances na hora de soltar o corpo para a brincadeira!

Se você está pensando em fazer alguma atividade com sua turma, é certo que as brincadeiras com dança animam a criançada! Para animar ainda mais a garotada você pode conferir as 5 dicas de brincadeiras de corda para trazer outro tipo de diversão! Deixe um comentário abaixo contando o que achou das dicas.

8 Comentários
  1. Eu gostei muito das danças más eu amei a da dança do jornal nunca brinquei más já ouvi falar.

  2. Obrigado, ajudou muito na atividade da ead. Vlw msm!

  3. Kamily brincou de estátua, dança das cadeiras e cabana com a amiguinha Pietra. No sábado dia 29/05.

  4. Eu já brinquei da dança da laranja

  5. Adorei e ja VOU fazer com minha tirma

  6. Fiz a dança do jornal com a minha turma e eles amaram muito.

Deixe um comentário