Brinquedo de bebê: saiba como e por que limpar frequentemente

Quer saber como cuidar dos brinquedos de bebê do seu filho? Venha acompanhar as dicas!

Durante a brincadeira, todos os brinquedos de bebê podem entrar em contato com sujeiras. Entretanto, como é comum que elas coloquem o brinquedo na boca e tenham ele como seu acompanhante na escola, dentro do carro e em vários outros lugares, é muito importante manter esse item higienizado.

Mas, você sabe como fazer a limpeza adequada de cada tipo de brinquedo de bebê? Quais os materiais de limpeza para a higienização correta? Aprenda tudo sobre esse assunto nesse artigo exclusivo do Blog da Bestplay!

Por que limpar os brinquedos de bebê?

Além de deixar tudo mais organizado, limpar os brinquedos da criançada é também uma questão de saúde. Ao serem colocados no chão de parques, shoppings e outros lugares de grande circulação de público, as crianças podem desenvolver doenças e desencadear vários tipos de alergias por terem contato com esse item.

Sendo assim, é indispensável fazer a limpeza dos brinquedos do seu filho!

Materiais necessários para limpeza

A limpeza dos brinquedos de bebê não é algo difícil e com os materiais certos ela é bastante eficaz. Para deixar os itens higienizados você vai precisar de:

  • água;
  • esponja;
  • detergente ou sabão neutro;
  • álcool 70%;
  • pano limpo.

Alguns tipos de brinquedo podem demandar outros itens para limpeza, por exemplo, os brinquedos de pelúcia podem ser lavados na máquina de lavar.

Entretanto, a maioria deles é possível limpar apenas com água corrente, esponja e detergente, ou dependendo do item, um pano com álcool já garante a retirada das bactérias.

Frequência

Depois de uma limpeza caprichada, é importante saber também quantas vezes você deverá realizar todo o processo de higienização novamente. A frequência da limpeza vai depender da quantidade de crianças da sua casa e de quantas vezes o brinquedo em questão foi para outros ambientes.

Para que o seu bebê não corra riscos, faça a higienização dos itens pelo menos de 2 a 3 vezes por semana. Essa periodicidade também vai ajudar a aumentar a durabilidade do brinquedo, preservando o item por muito mais tempo.

Limpeza de acordo com os brinquedos

Para que você faça toda a higienização e garanta que os brinquedos estão limpos de maneira correta, confira a seguir quais as recomendações para a limpeza dos itens de acordo com a sua composição. Acompanhe:

Metal

O metal é um material bastante durável, mas não é muito recomendado para bebês pequenos, pois eles podem ser pesados e enferrujar ao entrar em contato com líquidos. De qualquer forma, limpar esses brinquedos com um pano umedecido com álcool 70% já é o bastante para livrar as bactérias.

Borracha

Itens de borracha podem ser lavados com água corrente. A grande vantagem desse material, é a possibilidade de colocá-los de molho com água morna e detergente, além de poder esfregar as sujeiras mais resistentes.

Plástico

Para os brinquedos de bebê feitos de plástico, um pano com álcool já resolve, mas as peças que correm o risco de armazenar água devem ser lavadas com sabão ou detergente neutros. Essa limpeza tira o pó acumulado da peça e mantém a higiene da sua casa.

Pelúcias e brinquedos de tecido

Os brinquedos que são de tecido são os mais simples de serem lavados. Isso porque eles podem ser colocados na máquina de lavar. Mas, é importante deixá-los em um ciclo de lavagem delicada, dentro de fronhas de travesseiro para preservação. Nesse caso, também veja as informações de lavagem recomendadas pelo fabricante.

Lembre-se: a higienização de brinquedos de bebê é uma maneira de evitar sujeira e doenças na sua casa. Então, organize a sua rotina de cuidados e deixe todos os itens do quarto do bebê mais limpo!

Gostou desse conteúdo? Continue no blog da Bestplay para mais dicas!

Deixe um comentário