Brinquedos para coordenação motora

Brinquedos para coordenação motora

Brinquedos para coordenação motora são fundamentais para o desenvolvimento saudável na infância, além de proporcionar às crianças diversão e convívio com os amigos. Ou seja, eles ajudam a exercitar músculos, aumentar o reflexo e a percepção, desenvolver o equilíbrio e a noção de espaço, entre outros aspectos físicos e cognitivos muito importantes para a criança.

O que é coordenação motora?

Antes de falarmos mais especificamente sobre os brinquedos para coordenação motora, vamos entender o que significa este conceito?

Coordenação motora é o nome dado à capacidade do corpo de realizar movimentos a partir da articulação dos sistemas muscular, esquelético e sensorial. Além disso, ela é medida pela velocidade e agilidade da pessoa a determinados estímulos.

Esta capacidade é dividida em dois grupos: coordenação motora grossa (movimento de grandes grupos musculares) e coordenação motora fina (movimento de pequenos grupos musculares).

  • Exemplos de coordenação motora grossa: capacidade de andar, correr, saltar, chutar, levantar, subir e descer.
  • Exemplos de coordenação motora fina: escrever, desenhar, pintar, recortar, abotoar camisa, amarrar cadarços, manusear objetos.

Ademais, as habilidades adquiridas em termos de coordenação motora  acompanham a criança pela vida inteira (mantendo-se o estímulo e a prática), sendo fundamentais para a realização de diversas atividades cotidianas.

Quais os brinquedos para coordenação motora?

Oferecer às crianças os brinquedos adequados é uma das formas mais efetivas de desenvolver a coordenação motora. Veja algumas ideias por categoria.

Para desenvolver a coordenação motora grossa

Os brinquedos esportivos são ótimos para desenvolver a coordenação motora grossa. Por exemplo:

Com eles, os pequenos trabalham habilidades como: corrida, salto, balanço, equilíbrio, impulso, mira, saque, drible, entre outros.

Cesta de basquete

Tabela de Baskett Ball – Mundo Azul: pague em até 12x sem juros!

Por outro lado, os playgrounds — sejam de ferro, plástico ou madeira — também são grandes aliados do desenvolvimento motor na infância, oferecendo alternativas para movimentar e trabalhar vários músculos.

Playground

Playground Star Play I – Mundo Azul

Outra ótima opção para habilidades motoras grossas são os trenzinhos e túnel para crianças, já que eles desenvolvem noção de espaço e equilíbrio. Veja:

Trenzinho

Trenzinho da Alegria – Xalingo

Para desenvolver a coordenação motora fina

Os brinquedos para coordenação motora fina exigem habilidades um pouco mais refinadas para realizar movimentos delicados e precisos. Por exemplo:

Mesinhas

Escrivaninha Creative Star – Mundo Azul e Mesa Sirizinho – Xalingo

Além do lazer e a diversão, viu como os brinquedos para coordenação motora podem ser grandes aliados no desenvolvimento infantil? Ou seja, são inúmeros benefícios que trabalham cada uma das habilidades mais importantes para os pequenos.

Por isso, veja mais opções de brinquedos para coordenação motora aqui na loja da BestPlay e aproveite os melhores preços! 🙂

Deixe um comentário