Como montar um cantinho de leitura para as crianças?

Leitura criança

Nada dá às crianças uma vantagem melhor na vida do que fomentar o amor pelos livros e pela leitura. Ao montar um cantinho de leitura divertido, confortável e aconchegante, você ofereceu a seus filhos todas as razões para se apaixonarem pelo mundo da leitura e dos livros.

Dessa forma, esses recantos de leitura divertidos e criativos são praticamente garantidos para colocar narizes nos livros! Vejamos então algumas como criá-los!

Encontre o lugar certo para o cantinho de leitura

Traga o leitor ávido interior de seu filho e reserve um lugar dedicado onde as crianças podem se perder em suas histórias favoritas. Ao pensar em como criar o melhor canto de leitura para crianças, você precisa se concentrar em alguns pontos-chave, a saber, um lugar macio e confortável para sentar e uma luz para ler.

Primeiro ponto, um canto de leitura não precisa ocupar muito espaço no quarto das crianças ou em um espaço adaptado que você ache ideal. Um local tranquilo, longe de distrações (como a TV) é bom – mas mantenha-o bem visível para os pais, para que mamãe ou papai possam pular e participar da leitura quando necessário.

Torne-o convidativo

Escolha um esquema de cores brilhante e acolhedor que atraia as crianças – melhor ainda, envolve os mais pequenos na tomada de decisão, deixando-os escolher as cores favoritas, decorar paredes com suas próprias obras de arte ou emoldurar algumas de suas capas de livros favoritas para pendurar as paredes.

Fique confortável

Um lugar para se sentar é obrigatório, seja uma cadeira confortável, um pufe ou almofadas aconchegantes e um tapete no chão.

Certifique-se de que o espaço seja bem iluminado – se não houver uma janela ou muita luz natural, coloque uma lâmpada para que os pequenos não tenham que olhar para as páginas em dias sombrios ou no início da noite.

Escolha um armazenamento adequado para crianças

Um bom estoque de livros é o ingrediente mais importante de todos – além de um lugar para armazená-los. Certifique-se de que os livros estejam ao seu alcance (não muito alto ou empilhados em pilhas altas) para que os mais pequenos possam agarrar e ir embora – e com sorte colocar os livros de volta em seus lugares quando terminarem.

Dessa forma, com os pré-leitores, é uma ótima ideia exibir livros ilustrados com as capas voltadas para fora, se possível, para que os mais pequenos possam reconhecer o livro que procuram imediatamente.

Em suma, para organizar um cantinho de leitura, ressaltamos colocar algumas prateleiras à altura das crianças. Escolha eventualmente estantes para pinturas, com a borda em relevo, e arrume os livros de forma que as capas fiquem visíveis em vez das costas deles.

Se seus filhos ainda são pequenos, as imagens e as cores os guiarão na escolha do livro. É importante, de fato, que eles possam encontrar de forma independente o livro que desejam folhear, sem a necessidade de um adulto para fazer isso por eles.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para deixar um comentário abaixo sobre os pontos que mais te chamaram atenção!

Deixe um comentário