Você sabe como cuidar de brinquedos infantis?

Aprenda como cuidar dos brinquedos infantis e deixá-los durar ainda mais tempo!

Ter contato com muitos brinquedos é algo bem importante para o bem-estar e desenvolvimento das crianças, afinal de contas, se tem algo que elas gostam, é brincar.

Dessa forma, com as crianças em casa, é muito comum que os brinquedos fiquem espalhados por todos os lugares, chão do quarto, sala, cozinha, jardim.

Acontece que, por terem contato com diversas superfícies, esses objetos acabam sendo muito suscetíveis a acumular sujeiras, fungos, bactérias e até doenças. Por isso, saber como cuidar e higienizar os brinquedos corretamente é essencial para preservar a saúde das crianças.

Então, quer saber como cuidar de brinquedos infantis? Continue a leitura!

Como higienizar os brinquedos corretamente?

Além de fazer a manutenção dos brinquedos e guardá-los em lugares apropriados, é super importante saber como limpar eles, para evitar que as crianças desenvolvam doenças e infecções.

Para higienizar corretamente os brinquedos, você precisa levar em consideração o material de cada um. Confira:

Brinquedos feitos de madeira

A grande maioria dos brinquedos de madeira são feitos de MDF, que é um material bem sensível para o contato com água. O MDF absorve água com muita facilidade, e qualquer gota já pode danificá-lo.

Portanto, o ideal é limpar esses brinquedos com um espanador, pano seco ou levemente umedecido.

Pelúcias

As pelúcias são simples de limpar, pois quase todas podem ser colocadas na máquina de lavar, com o mesmo sabão utilizado para roupas, desde que seja colocado na lavagem delicada.

Deixe fazer a lavagem completa e depois coloque a pelúcia para secar em local arejado e ensolarado. Para esses brinquedos, não é recomendado secar em uma lava e seca.

Eletrônicos

Para os brinquedos eletrônicos, como smartphones, tablets e afins, não é necessário nada além de um pano com álcool 70%. Entretanto, é necessário ter cuidado para não exagerar na quantidade de álcool, pois isso pode danificar o aparelho.

Brinquedos de bebês

Os brinquedos de bebês precisam de uma atenção especial, pois geralmente os bebês colocam esses objetos na boca.

Nesse caso, se o brinquedo não tiver bateria ou luzes, o indicado é lavá-lo apenas com água corrente. Já os que não podem ter contato com água, é só limpar com álcool 70%. Lembre-se que esses brinquedos devem ser higienizados frequentemente!

E os brinquedos de playground?

Se engana quem pensa que os brinquedos de playground, como balanço, escorregador e afins, não precisam de cuidados.

Muito pelo contrário, é importante manter esses brinquedos limpos e bem preservados. Portanto, se na sua casa existem brinquedos grandes no quintal, aqui vão três dicas:

  • Lembre-se sempre de fazer vistoria e manutenção, para preservar o brinquedo e garantir a segurança das crianças;
  • Se o brinquedo for de plástico, basta higienizá-lo com água e sabão, super simples;
  • Agora, se for de madeira, opte por um pano seco ou umedecido.

Outras dicas de como cuidar dos brinquedos infantis

Por fim, lembre-se que cuidar dos brinquedos não é só sobre lavá-los. Para cuidar dos brinquedos corretamente é necessário ter um local apropriado para guardá-los.

Pode ser em um baú, estante ou até um organizador, o importante é não deixá-los espalhados por qualquer lugar pela casa.

Assim, além de evitar doenças e bactérias, é possível fazer com que o brinquedo dure por mais tempo em um ótimo estado.

Curtiu essas dicas? Então continue acompanhando o blog da Bestplay para encontrar mais conteúdos como esse!

Deixe uma resposta