Como ensinar futebol para crianças? Saiba tudo que é preciso!

Criança amarrando chuteira de futebol

Quer saber como ensinar futebol para crianças? Pois saiba que auxiliar os pequenos a entender como funciona este esporte pode ser muito divertido. A prática de exercícios físicos é essencial para os pequenos desenvolverem sua capacidade motora e você irá aprender abaixo todos os macetes para criar pequenos craques no futebol.

Vamos conferir?

A importância do futebol para crianças

O esporte ajuda no desenvolvimento de muitos aspectos importantes na vida dos pequenos. É se exercitando que a criançada consegue estimular seus músculos desde cedo e, é através de um jogo que eles conseguem aprender mais detalhes sobre o poder da socialização e trabalho em grupo – mesmo quando bem pequenos.

Além disso, o futebol para crianças é muito importante pois inspira os pequenos a serem mais independentes, comunicativos e dinâmicos. Você vai perceber que a criançada vai conseguir aprender muito mais rápido os seguintes ensinamentos:

  • Trabalho em equipe e cooperação;
  • Irão aprender a perder (faz parte da vida, né?);
  • Estímulo a confiança e a autoestima;
  • Terão mais persistência e disciplina;
  • Vão aprender a respeitar o próximo.

Vendo sobre esse ponto de vista o futebol parece a solução para muitos problemas não é mesmo? Aproveite a infância dos pequenos para desenvolver todas essas lições através de uma boa partida futebolística! Parece mágica, mas os resultados aparecem.

Como começar a ensinar os pequenos?

Antes de mais nada, para treinar crianças é essencial ter paciência e grande capacidade para resolução de conflitos. Isso porque os pequenos estão recém aprendendo a sentir muitas emoções, logo, é possível que o treinador também precise ser um pouco psicólogo para conter choros do time perdedor ou até mesmo controlar possíveis brigas em troca de passes.

É claro, antes de colocar os times em campo existem etapas que precisam ser ensinadas aos pequenos são elas: treino de domínio e condução da bola, exercícios de chutes e de troca de passe entre as pequenas equipes. E, ainda, porque não ir um pouco além e testar também alguns cabeceios? A criançada irá adorar. Estas etapas podem tomar conta de até 3 aulinhas.

Depois disso, os times devem ser formados e os pequenos serão colocados em campo. Aqui, eles já vão aprender a marcação, os dribles, a obter velocidade e também a começar devagar a tentativa de gols com treinos táticos. Nesta etapa, pode-se levar até 4 aulinhas bem detalhadas.

Dicas de ferramentas que ajudam no aprendizado

Acessórios e ferramentas lúdicas auxiliam a captar a atenção dos pequenos no aprendizado. Para montar um espaço para crianças pequenas, o indicado é utilizar grama sintética no espaço e optar por uma goleira infantil, que é menor e feita de material leve para movê-la sempre que for preciso.

Agora que você já sabe todos os passos de como ensinar futebol para crianças, leve o seu time para um espaço kids de futebol para começar a marcar muitos gols juntos! Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente nos comentários.

Deixe um comentário