Como montar um playground em condomínios ou creches

playground montado em creche ou condomínio

playground montado em creche ou condomínio

Qual criança que não adora brincar fora de casa, né? Seja em um parquinho ou no próprio pátio de casa, a criançada se diverte brincando ao ar livre. E além de toda a diversão, esse tipo de recreação também é saudável, tanto pela questão física quanto pelo desenvolvimento mental dos pequenos.

Que tal garantir essa diversão e estimular a curiosidades dos pequenos todos os dias, incentivando a criação de um playground no seu condomínio ou na creche dos seus filhos? As ideias são muitas e o cantinho vai poder ser personalizado bem ao gosto das crianças do prédio ou da escolinha.

Escolha um bom lugar para o playground

De preferência, escolha um espaço ao ar livre, amplo e que não pegue muito sol. É super importante levar em conta os horários de maior incidência solar nesse local e os horários em que os pequenos estarão brincando. Por isso, antes de escolher o local, avalie bem as condições desse espaço.

Quais brinquedos escolher para um playground divertido

Existe uma infinidade de brinquedos que você podem ser escolhidos para o playground da criançada, e aí vai depender da preferência dos pequenos e do espaço disponível. Já existem vários brinquedos que são integrados – de um lado é escorregador, do outro é balanço -, e são uma ótima opção para quem não dispõe de muito espaço.

Mas além do espaço e da preferência dos pequenos, é preciso ficar atento a qual o tipo de material do playground: existe uma indicação referente a faixa etária. Confira qual tipo de material é mais indicada para qual idade:

  • Polietileno: o playground de plástico é mais indicado para crianças menores. Super coloridinhos e com as bordas arredondadas, eles costumam ter até 2m de altura e devem ser instalados em locais que tenham o piso firme, como gramados, por exemplo.

playground de plástico colorido na creche

Dica da Bestplay: o Petit Play com Balanço da Freso é super completo: ele tem escorregador, dois balanços, portinha medieval e mais um montão de coisas legais para a criançada se divertir.

playground colorido de plástico

Fonte: Bestplay

  • Madeira: o playground de madeira ou playground de tronco é mais indicado para crianças de 3 a 8 anos de idade. Também costumam ter até 2m de altura e são bastante indicadas para locais que tenham areia no chão.

rinquedos de madeira divertidos para playground

Dica da Bestplay: o Playground de Madeira da Brinquelândia é um verdadeiro mundo de diversões. Com 13 brinquedos agregados, esse parquinho de alegrias conta até com um escorregador estilo bombeiros.

playground grande de madeira colorido

Fonte: Bestplay

  • Ferro: indicado para crianças acima de 10 anos, o playground de ferro costuma ter até 2,50 de altura e é destinado, principalmente, à playgrounds que terão um grande fluxo de crianças brincando.

playground de ferro colorido

Dica da Bestplay: com esse conjunto Brinquedos de Ferro você leva dois balanços, duas gangorras, um escorregador e um gira gira, tudo para seu playground ficar super divertido e colorido.

Segurança em primeiro lugar

Além de escolher o tipo de brinquedo ideal, é essencial escolher um piso adequado para esse espaço. Por ser um espaço de diversão, é normal que as crianças corram, brinquem, pulem e fiquem agitadas enquanto no playground. Então, para evitar que os pequenos resvalem, caiam e se machuquem, é preciso um piso adequado, seguindo as normas ABNT de segurança para playgrounds.

playground seguro para criança

Existem algumas opções no mercado, como o tapete de grama sintética e o piso emborrachado EVA. Ambas são ótimas soluções de piso para playground, sendo antiderrapantes e amortecendo impactos; entretanto, a grama sintética é a mais indicada para o ambiente externo, visto que ela não retém sujeiras, é antibacteriana, antifúngica e não queima, nem esquenta no sol.

playground infantil com chão de grama sintética

Dica da Bestplay: Grama Sintética de 20mm, super segura, higiênica e ideal para ambientes externos e internos.

Como montar um playground em ambientes fechados

Se você acha que o playground só pode ficar em ambientes externos, está enganado. Com um pouquinho de espaço e ideias criativas é possível, sim, criar em ambientes fechados um espaço tão mágico quanto o playground ao ar livre. Basta só soltar a imaginação e investir em uma decoração lúdica e que deixe o cantinho agradável.

playground em ambiente fechado

1 Comentário
  1. gostaria de saber o preço do escorregador com dois balanços e uma cesta de basquete.

Deixe um comentário