Como montar uma biblioteca infantil? Confira o passo a passo!

Como montar uma biblioteca infantil? Confira o passo a passo!

Fonte: Hype Kids

Ler é uma prática importante para qualquer fase da vida, mas é indispensável criar afinidade pela leitura desde a infância. Por isso, montar uma biblioteca infantil em escolinhas e até mesmo em casa é uma ótima ideia para incentivar esse hábito desde cedo!

E para te ajudar com essa tarefa, trouxemos um passo a passo de como montar uma biblioteca. Confira!

1 – Pense no espaço e nos móveis

O primeiro passo para montar uma biblioteca é pensar no seu espaço disponível e nos móveis necessários. Mesmo em um cantinho, no próprio quarto da criança, é possível criar um espaço para leitura!

Estantes, prateleiras e nichos

Se você tem um espaço grande para a biblioteca, então a melhor opção é a escolha de estantes maiores. Apenas cuide com a altura, pois como a ideia é incentivar o interesse dos pequenos na leitura, é importante que os livros estejam acessíveis ao alcance deles!

Estante Bestplay

Fonte: Bestplay

Já no caso de espaços pequenos, o ideal são os nichos e prateleiras que, justamente por serem presos na parede, economizam boa parte da área disponível!

Estante de parede

Fonte: Pinterest

Invista em conforto

Para que uma leitura seja agradável, além do conteúdo do livro, é necessário que o leitor esteja confortável. Por isso, colocar puffs, almofadas e poltronas infantis na biblioteca é bem conveniente.

Não só isso, mas o chão também pode ser pensado para levar conforto às crianças. Além de tapetes, uma opção muito usada por ser prática e de custo baixo é o piso infantil de eva, disponível em várias cores.

Piso infantil eva azul

Fonte: Bestplay

2 – Decore o lugar com temática infantil

Aposte em uma decoração bem lúdica para agradar e despertar o interesse das crianças pela biblioteca! Além da diversidade de cores, você também pode pensar em uma temática especial para o lugar, como a decoração com personagens de histórias infantis ou como se o ambiente fosse um lugar retirado de um conto. Siga o que a sua criatividade mandar!

Biblioteca com temática infantil

Fonte: Esconderijos do Tempo

3 – Escolhendo e organizando os livros

Por último, é hora de organizar os livros que você já tem, assim como adquirir novos. A organização de categorias pode ser feita conforme o que você achar melhor, mas algumas maneiras de arrumar os livros infantis são:

  • Por faixa etária indicativa;
  • Por autores;
  • Por cores;
  • Em ordem alfabética de títulos.

E se você está começando um cantinho da leitura para o quartinho dos seus pequenos, então vale também organizar os livros pela preferência deles!

Por outro lado, se você está montando uma biblioteca infantil grande, é interessante o investimento em mais livros. Existem algumas opções, que são de custo baixo, para adquiri-los:

  • Doações: você pode organizar uma arrecadação de livros infantis que não são mais usados e estão em bom estado.
  • Feiras e sebos: além dos sebos (livrarias de livros usados) que trazem preços superbaixos, é interessante também estar atento às feiras de livros que acontecem na sua cidade, até mesmo nos shoppings é possível conseguir bons descontos em eventos infantis.
  • Promoções virtuais: também acompanhe as lojas virtuais de livros em busca de promoções no segmento infantil.

Agora que você já sabe como montar uma biblioteca infantil, é só colocar o projeto em prática e conferir quais são os melhores livros da literatura infantil. Boa leitura aos pequenos!

Deixe um comentário