Como montar uma casa na árvore

Como montar uma casa na árvore
Como montar uma casa na árvore

Fonte: Habitissimo

Muitas crianças sonham em ter uma casa na árvore. Isso porque ela é um local de diversão e imaginação, um verdadeiro refúgio para brincadeiras que pode ser encontrado no quintal de casa! Mas se engana quem pensa que ter uma é apenas um sonho inalcançável.

Nós, aqui da Bestplay, vamos dar algumas dicas de como montar uma casa na árvore e você verá que é mais fácil do que parece. Confira!

1 – Escolha a(s) árvore(s)

O primeiro passo é escolher a árvore ideal para montar a casa. Antes de tudo, é importante garantir que essa árvore está dentro do seu terreno e que você não pode encontrar nenhum problema burocrático para construir a casinha.

Em geral, indica-se optar por árvores mais resistentes, como figueiras ou eucaliptos, que tenham um diâmetro de no mínimo 30 cm e cujas raízes estejam bem fixas no solo e sem inclinação. Dependendo do projeto de casa que você está pensando, pode ser necessário mais de uma árvore.

Escolha  a árvore

Fonte: Dudasj | Zillow

2 – Analise as condições

Escolhida a árvore, é importante que você verifique se ela está saudável, se certificando de que ela não possui a base “podre” ou a presença de insetos e parasitas que podem enfraquecê-la, como cupins e cipós. Outro ponto importante é observar se a árvore apresenta alguma instabilidade em relação a ventos e raios em caso de temporais.

3 – Cuide da segurança

Por se tratar de um local que será frequentado pelos seus filhos e outras crianças, é importante ter alguns cuidados para o projeto seja adequado e garanta a segurança dos pequenos. Alguns detalhes aos quais você deve atentar:

  • Altura: prefira construir o mais próximo do chão possível, pois casas muito altas podem facilitar acidentes;
  • Acesso: coloque escadas com degraus e corrimão para garantir um acesso seguro. Escadas suspensas podem ser muito divertidas, porém possuem riscos;
  • Guarda-corpo: ter uma proteção ao redor da casa, principalmente quando ela tem uma varandinha, é ideal para evitar quedas;
  • Chão: o espaço abaixo da casa da árvore deve ser o mais limpo possível, sem pedras ou objetos que possam ferir a criança. Uma dica é ter um gramado natural ou de grama sintética, que é um amortecedor natural.

4 – Elabore um projeto

Agora que você já sabe em qual árvore vai fazer a casa e alguns cuidados que são importante, chegou a hora de colocar tudo no papel! O projeto da sua casa na árvore deve ser bem elaborado pensando nas condições do local, do orçamento que você tem disponível e, claro, do que você tem em mente! Uma dica na hora de elaborar é conversar com as crianças para que elas deem sugestões, assim vocês montam a casa dos sonhos juntos!

5 – Escolha o material da casa

Com o projeto em mãos, você precisa optar pelos materiais que serão utilizados. Uma dica legal para a estrutura é investir em materiais sustentáveis, como pallets, troncos e madeiras de lei, de demolição ou de reflorestamento que estejam em boas condições.

Outro ponto sobre os materiais é que eles devem ser impermeáveis e resistentes a diferentes condições climáticas, como chuvas, ventanias e a própria ação do sol. Lembre-se que os galhos da árvore podem servir como base de apoio para a casa, contanto que sejam bem firmes.

Casa na árvore em construção

Fonte: New Home Plans Design

6 – Conte com ajuda profissional

A não ser que você seja um excelente projetista e construtor, garanta a contração de um profissional qualificado para construir sua casa na árvore. Isso fará toda a diferença na segurança e durabilidade do seu projeto. Os toques finais como a pintura e decoração podem ser feitos com toda a família, proporcionando um momento de muita diversão e trabalho conjunto!

Agora, inspire-se com estas imagens de casas na árvore:

Casa na árvore

Fonte: Construindo Decor

Casa na árvore com crianças dentro

[Imagem] Fonte: Home Dezign

Casa na árvore

Fonte: Casa na Árvore

Gostou das dicas? Com esses passos, você com certeza consegue colocar em ação o seu sonho de ter uma casa na árvore. Se quiser mais dicas como essas, fique de olho no nosso blog. Até mais!

Deixe um comentário