Como organizar a rotina escolar dos filhos

Fonte: Pixabay

Um dia a dia com horários regrados para fazer cada atividade pode ajudar a manter a ordem em casa e, de quebra, ajuda seus filhos a serem pessoas responsáveis desde pequenos. Dependendo de cada fase, as crianças terão compromissos relacionados ao desenvolvimento escolar, como tema de casa, atividades extraclasse e brincadeiras.

Contudo, não adianta apenas eles terem seus compromissos organizados se você não souber acompanhar e dar exemplo aos pequenos. Por esse motivo vamos dar algumas dicas de como organizar a rotina escolar do seu filho e a sua também. Confira mais logo abaixo!

Organizando a rotina do seu filho

Brincadeiras, descanso e estudo, devem estar na rotina dos seus filhos. Com a dose certa de cada, todo o dia será produtivo tanto para ele, quanto para você. É importante lembrar que, além do estudo, brincadeiras e descanso devem estar na rotina das crianças, pois fazem parte do seu desenvolvimento. Separamos para você alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de montar o cronograma escolar do seu filho.

Conheça os pontos fortes do seu filho

Assim como os adultos, as crianças possuem pontos fortes e pontos fracos. Por isso, use os pontos fortes dos seus filhos a favor do estudo. Se ele gosta de música, por exemplo, invista em criar atividades de estudo que tenham músicas envolvidas para ajudar a aumentar a concentração e incentivar a manter a rotina.

Monte um cronograma junto com ele

Separe um momento com o seu filho para planejar toda a semana. Baseado na grade escolar, monte uma rotina que o deixe confortável para fazer as atividades escolares. Deixe tempo para descanso, brincadeiras e atividades esportivas, pois isso vai ajudar no foco e dará uma sensação de recompensa a cada tempo de estudo.

É preciso considerar, neste cronograma, os horários que as crianças estão em casa, na escola ou em outro local. E vale lembrar que apesar de ser uma decisão conjunta, é você quem, como mãe, pai ou responsável, deve manter o cronograma na linha e observar se está sendo cumprido.

Intercale os momentos

Passar muito tempo estudando – ou até mesmo brincando – pode prejudicar a produtividade da criança. Levando isso em consideração, intercalar os momentos de estudo, brincadeiras, descansos e vivência em família é uma ótima alternativa. Isso ajuda na criatividade, os deixando mais animados e focados para o próximo momento.

Escolha o lugar correto para fazer cada atividade

Escolher ou montar lugares específicos para a realização de cada atividade ajuda a criança a entender que cada momento tem um objetivo e um lugar. Vale pedir também para seu filho ajudar a manter os lugares de cada atividade limpo e organizado.

Organize a sua rotina também!

Assim como seu filho, você também possui uma agenda lotada de compromissos. Por isso, você também tem que organizar sua agenda para estar sincronizado com a rotina do seus pequenos. Confira algumas dicas básicas para você, papai, mamãe ou responsável, conseguir se organizar e assumir a rotina agitada junto com eles:

  • Consulte sempre o cronograma do seu filho: deixar os horários dos filhos na porta da geladeira com a programação da semana pode ser uma ótima ideia. Assim, você e seus filhos poderão ver juntos como será o dia deles e se organizarem para conseguir fazer todas as atividades.
  • Use a tecnologia a seu favor: agenda do celular, despertadores, aplicativos de lembretes: todas são ótimas alternativas para auxiliar você a lembrar das atividades dos pequenos. Você pode programar os lembretes para te avisarem uma hora, um dia ou uma semana antes do compromisso. Isso deixará o seu dia a dia mais fácil.
  • Sincronize as atividades: muitas vezes é necessário sincronizar as atividades para harmonizar o ambiente. Se for a hora da leitura do seu filho, por exemplo, você pode fazer com que essa também seja a sua hora da leitura. Isso ajudará a manter a rotina e o foco do dia a dia.

Agora que você já sabe como organizar a rotina dos filhos, não esqueça de acompanhá-la de perto e auxiliá-lo quando for necessário. Você também pode gostar de ler sobre como ensinar matemática brincando para seu filhos. Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário