Como tornar a alfabetização para crianças divertida

Fonte: Pixabay

O tempo passa muito rápido, voando! Seu filho não é mais um bebê e já está na escolinha aprendendo a ler e escrever. Chega da aula e começa a perguntar como se escreve os nomes de todos os objetos da sala, os nomes dos amiguinhos e dos parentes mais próximos, e por aí vai.

Para ajudar nesse novo momento tão importante para pais e filhos, nós, da BestPlay, separamos algumas atividades que vão auxiliar o seu filho a se interessar de maneira lúdica e muito divertida pela leitura! Vamos lá?

1 – Caça-palavras

Você sabia que já existem revistas de palavras cruzadas e de caça-palavras específicas para as crianças em fase de alfabetização? Elas são muito interessantes porque estimulam a curiosidade dos pequenos a acertarem as palavras no meio de tantas letrinhas!

2 – Jogos associativos

Jogos associativos são ótimos para ajudar de uma forma lúdica e muito divertida na alfabetização da criançada! Prefira comprar jogos como o de memória, que tenha uma peça com a figura e outra com a palavra.

Outra dica é adquirir quebra-cabeças que têm peças com letras, outra com a palavra que começa com aquela letra e uma terceira com a figura da palavra. Os pequenos vão adorar brincar com elas!

3 – Atividade com figuras e pregadores de roupa

Essa é uma atividade simples, bem visual e divertida que incentiva o aprendizado. Para essa atividade divertida e caseira você vai precisar de cola, prendedores de roupa, tesoura sem ponta, caneta de hidrocor permanente, uma revista de capa mais dura, lápis de cor ou giz de cera e também de figuras impressas variadas formadas com duas sílabas (ou de acordo com o processo de alfabetização da criança).

O primeiro passo é pedir para a criança recortar as figuras com a tesoura sem ponta e depois pintá-las. Quando todas as figuras estiverem prontas, pegue os prendedores de roupa e escreva com a caneta hidrocor permanente em cada prendedor as letrinhas das palavras. Uma letra por prendedor.

Em seguida, pegue uma capa de revista mais dura e cole a figura em cima para deixá-la mais firme e resistente. Corte os lados da capa que ficarem sobrando para que permaneça somente a parte da figura. Agora é a vez da criança pegar cada figura com os seus determinados pregadores e formar a palavra na ordem correta. Não esqueça de embaralhar a ordem das letras para dificultar um pouco.

4 – Palavras em caixas de ovos

Mais uma atividade caseira para incentivar os pequenos a aprenderem brincando! Você vai precisar de caixas de ovos de papelão, tesoura sem ponta e caneta hidrocor permanente. O primeiro passo é separar a tampa da embalagem de ovos, recortar em fileiras, dividi-las em gomos e retirar a parte de cima. Em seguida, escreva as letras do alfabeto com a caneta hidrocor permanente. A dica é fazer as vogais em maior quantidade para facilitar o jogo.

Com essas dicas ficou mais fácil de aproveitar o momento de alfabetização das crianças para brincar e beneficiar o momento com aprendizado! Agora já dá para começar de vez a brincadeira!

Gostou de saber como tornar a alfabetização para crianças divertida? Que tal ver como ensinar matemática para os seus filhos? Veja nosso conteúdo sobre dicas sobre ensinar matemática com brincadeiras e entenda como aplicar no dia a dia dos pequenos! Não esqueça de comentar o que achou do texto e compartilhar as nossas dicas com os seus amigos e familiares! Até a próxima!

Deixe um comentário