Por que incentivar seus filhos a brincar de cozinha?

incentive o seu filho a brincar em uma cozinha de criança

Crianças precisam brincar e uma das atividades mais escolhidas pelos pequenos é a de cozinhar ou fazer comidinhas com brinquedos, folhas, barro, pétalas ou qualquer coisa com que elas possam imaginar um banquete. Além de estimular a imaginação, brincar de cozinha é uma excelente oportunidade de aprendizado.

Ao experimentar diferentes ingredientes, inventar receitas, misturar texturas e cores, seu pequeno pode aprender sobre nutrição e compartilhamento. A cozinha para crianças pode ser uma grande aventura também para os pais. Quer conhecer mais vantagens de incentivar seus filhos a brincarem de cozinha? Continue lendo!

Benefícios de se brincar de cozinha

A cozinha para as crianças pode ser uma ótima oportunidade de desenvolver algumas habilidades sociais e ainda aprender sobre os alimentos que elas comem no dia a dia. Confira abaixo as vantagens desta brincadeira:

Desenvolvimento emocional

Seja numa cozinha de verdade ou de brinquedo, o ato de cozinhar, mesmo que de faz de conta, ensina a criança a ter cuidado com o próximo, descobrir possíveis vocações e desenvolver habilidades para um futuro mais independente.

Além disso, quando os pais cozinham juntamente de seus filhos, eles aprendem a ter mais autonomia e a se comunicar de forma mais assertiva, já que o ambiente criado é de confiança e descontração. Fora que esse ato também fortalece os vínculos criados entre pais e filhos que durarão para toda a vida.

Estimula hábitos mais saudáveis

É fundamental as crianças terem uma relação saudável com a comida, entender que aquele alimento comprado no mercado não vem do freezer, da gôndola ou da caixinha. Ao ter uma cozinha de criança, você tem uma ótima oportunidade para ensinar os pequenos sobre os alimentos saudáveis e como eles ajudam o corpo.

Dessa forma incentive seu filho a brincar de cozinhar e não perca a oportunidade de levar seu filho para a cozinha com você, além de boa companhia você ainda poderá educar seu filho em relação a comida que ele ingere!

Diversão garantida

Compartilhar esses momentos em família pode se tornar um momento de muita descontração e risadas, além das ótimas lembranças. Aprender sobre trabalho em equipe e colaboração vai ajudar seu filho a se tornar um adulto melhor.

Cozinha de criança: cuidados que se deve ter

Porém para manter a brincadeira divertida é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, se você estiver cozinhando com seu filho em uma cozinha “de verdade”, procure deixar as facas fora do alcance da criança e virar os cabos das panelas para dentro do fogão, impedindo que a criança puxe ou esbarre neles.

Outro cuidado importante é sempre comunicar quando estiver abrindo o forno ou estiver andando com uma panela quente pela cozinha.

Uma alternativa para quando você não tiver tempo para supervisionar a criança é dar a ela sua própria cozinha de brinquedo ou jogo de panelinhas. Desse modo a criança terá mais autonomia e aprenderá o funcionamento de uma cozinha de verdade sem você precisar se preocupar com acidentes.

Como vimos, é muito importante incentivar seus filhos a brincarem de fazer comidinha, que cozinhar com as crianças ajuda a aumentar as relações afetivas e serve como forma de educação sem deixar de ser divertido. Por isso, uma cozinha de criança pode ser uma boa opção para sua família. Agora é só soltar a imaginação e se divertir!

Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário