Decoração de brinquedoteca: um mundo mágico para as crianças

Brinquedoteca infantil

Brinquedoteca infantil

O espaço onde as crianças brincam ficou moderno e hoje é chamado de brinquedoteca. Esse cantinho tão especial destinado à diversão vem ganhando cada vez mais popularidade, tanto em escolas, creches, edifícios residenciais e até mesmo dentro de casa. Mas como fazer uma decoração bacana e mágica dentro desse espaço?

Decoração de brinquedoteca: O que não pode faltar

Brinquedoteca infantil com TV

Além de evitar que a bagunça se espalhe para outros espaços, a brinquedoteca dá mais liberdade e conforto para as crianças. Pensando nisso, separamos algumas dicas para decoração de brinquedoteca que ajudam a criar um ambiente mágico e funcional ao mesmo tempo:

1. Tapetes macios e fofinhos

A criançada adora andar para lá e para cá descalça, por isso, para evitar que os pequenos fiquem doentes, o ideal é cobrir todo o piso desse espaço com tapetes ou carpete. Podem ser tapetes de EVA ou de grama sintética, que além de confortáveis também são antiderrapantes e amortecem impactos. Como eles correm e pulam bastante, esses revestimentos ajudam na segurança.

Brinquedoteca com tapete macio

Brinquedoteca com piso recoberto por grama sintética

Outra dica é espalhar alguns tapetes – bem fofos e macios, de preferência -, como os felpudos, para a criançada deitar, rolar e descansar.

2. Paredes fazem parte da diversão

Cores claras dão um ar de leveza ao ambiente; já as cores coloridas são ideais para alegrar e deixar o espaço bem no clima de diversão. Então, a dica é mesclar os tons sóbrios com cores bem vivas. O ideal é utilizar tintas laváveis, porque as chances das crianças saírem riscando as paredes é bem grande.

Brinquedoteca infantil

Parede pintada com Tinta Lousa

Uma ideia supercriativa é pintar uma das paredes com Tinta Lousa. Além de estar na moda, essa tinta transforma a sua parede em um quadro negro, onde as crianças vão poder investir toda sua criatividade artística. Elas vão amar!

3. Salinha da TV

Já que o espaço é só deles, reserve a brinquedoteca para ser, também, uma sala da TV. Assim, as crianças podem brincar, assistir desenhos, ouvir shows e ainda fica mais fácil controlar os horários de assistir a televisão.

Brinquedoteca com sofá confortável

Brinquedoteca com sofá e TV

Além do televisor, um DVD ou Blu-Ray também vai bem nessa salinha, junto com um sofá confortável, almofadas e alguns puffs.

Toca de indio de pano para brinquedoteca

Brinquedoteca com sofá confortavel

4. Organização em primeiro lugar

Só porque esse espaço costuma ser chamado de “espaço da bagunça”, não significa que ele não precise de um pouco de organização. Caixas, cestos, nichos, baús, prateleiras e gavetões são bem vindos na hora de manter os brinquedos e livros nos espaços adequados.

Caixas Organizadoras em Brinquedoteca

Cestos e prateleiras organizadoras

Sofá com espaço para guardar objetos

Lembre-se de manter tudo à altura das crianças e os incentive a eles mesmo serem organizados, tornando responsabilidade deles a arrumação da brinquedoteca. Uma boa maneira de fazer isso é utilizar baús e organizadores.

A Bestplay até tem algumas dicas para te dar:

5. Cantinho artístico

Além de ter uma das paredes com Tinta Lousada, esse ambiente pode ter um espaço só para a criação artística das crianças. Uma mesinha e cadeiras da altura delas, além de cestos com papéis e lápis de colorir sempre à mão já conclui a tarefa.

Criança pintando

Brinquedoteca com mesinha de pintar

Invista também em uma estante ou prateleira para dispor livros, sejam de leitura ou de colorir. Lembre-se: mantenha tudo sempre à altura deles.

Criança lendo

Cestos organizadores para livros

 

6. Iluminação segura

Esse é um ponto que costuma ser facilmente esquecido na hora de montar a decoração de brinquedoteca. O ideal é não utilizar abajures, pendentes ou qualquer outro tipo de iluminação que fique à altura das crianças. Opte por spots de led, que são seguros, não esquentam e proporcionam uma boa iluminação.

 

Brinquedoteca com escorregador

 

Brinquedoteca iluminada com spots de LED

 

 

7. Brinquedos, muitos brinquedos!

E é claro que nesse espaço não podem faltar brinquedos. Blocos de montar, bonecas e bonecos de ação, jogo de memória, quebra-cabeças e casinhas são algumas ideias legais para que a criançada se divirta na briquedoteca.

A Bestplay tem algumas dicas de brinquedos para dar:


 

Deixe um comentário