3 dinâmicas de volta às aulas para fazer com os alunos

Dinâmica de volta as aulas
Dinâmica de volta as aulas

Freepik

Se você está precisando ter novas ideias de dinâmicas para que os seus alunos interajam e conheçam melhor os novos coleguinhas de turma neste período de volta às aulas, veio ao lugar certo! Confira as dinâmicas que nós, da Bestplay, selecionamos para agitar ainda mais a sua turma. Vamos lá?

1 – Eu sou assim…

Entregue aos alunos uma caixa de tamanho médio, que será transformada em uma caixa de correio. Peça que eles façam com cuidado um corte horizontal em uma das laterais menores da caixa, para que por lá possa passar um envelope sem dificuldade. Em seguida, adicione números em cada envelope (de acordo com o número de alunos) e determine quem será o dono de cada uma. Solicite que todos que memorizem o próprio número.

Em seguida, peça que cada um escreva a sua carta contando como é (fisicamente e personalidade, como a preferência de cor, time de futebol, hobby, personagem preferido, etc). A mensagem deve ser anônima.

Depois, peça que coloquem cada carta dentro do seu respectivo envelope e os deixe dentro de um saco. Você vai colocar todas as cartas dentro da “caixa de correspondência” e começar a brincadeira.

O importante é que eles dêem informações suficientes para que o colega que pegar a carta possa adivinhar quem ele é, já conhecendo um pouco mais sobre o que o que ele gosta de fazer.

2 – Tudo sobre mim

Entregue para cada aluno uma folha contendo um formulário com as seguintes informações: nome, o que mais gosto de fazer, o que menos gosto de fazer, uma qualidade minha, um defeito meu e o que quero ser quando crescer.
Para realizar essa dinâmica você deve reunir todos os alunos em um círculo. Cada um receberá uma folha com o formulário. Todos terão dez minutos para responder. Terminado os dez minutos, cada um se apresentará ao grupo lendo o que escreveu.

3 – Conhecendo e aprendendo

Mostre uma bola pequena e peça que a turma forme um círculo com todos sentados no chão. Explique que essa dinâmica vai fazer com que eles conheçam melhor uns aos outros.

Escolha uma criança para ficar com a bola. Ela deverá passá-la a outra criança, que deverá dizer o seu nome e contar alguma coisa sobre si, como um defeito e uma qualidade. Quando todos do círculo tiverem terminado de falar, explique que agora eles terão que passar a bola para alguém de dentro do círculo, dizendo o nome dessa pessoa e também o que ela disse.

Observe quais os alunos que estão participando e que conseguem lembrar das informações que os seus colegas contarem. Caso alguém tenha dificuldade, peça que os outros alunos o ajudem. Essa é uma boa dinâmica de integração para às voltas aulas, mas também que ensina a importância de saber ouvir o próximo.

Gostou de conhecer essas 3 dinâmicas de volta às aulas para facilitar o entrosamento e a integração das crianças para o início do ano letivo? Aproveite e leia também o nosso post sobre como usar o teatro na educação infantil, uma atividade importante para a sua turma fazer durante o ano, principalmente para desenvolver a comunicação e expressão corporal.

Não esqueça de comentar o que achou do texto e compartilhar as nossas dicas com seus colegas professores! Até mais!

Deixe um comentário