Atividades e brincadeiras para ensinar medidas para crianças

Como ensinar medidas para crianças

À medida que crescem, as crianças começam a entender cada vez mais sobre o mundo à sua volta e como as coisas funcionam. Um dos aprendizados mais importantes nessa fase são as noções de medidas. Mas, como ensinar medidas para crianças?

Para muita gente, ensinar matemática para as crianças pode parecer um grande desafio, mas, na verdade, tudo pode ser conduzido de uma maneira muito leve e divertida.

No post de hoje, selecionamos algumas atividades e brincadeiras simples para você ensinar medidas às crianças e ainda entretê-las. Vem conferir!

Como ensinar medidas usando objetos do cotidiano

Crianças pequenas não conhecem as unidades de medida convencionadas, como metro, centímetro, milímetro etc. Normalmente, esse é um conceito um pouco complexo para ser introduzido logo de cara.

Por isso, a dica é começar utilizando objetos do dia a dia, que elas já conhecem. Por exemplo:

Utilize um lápis

Dê a ela alguns lápis e peça para ela medir a largura de uma mesa. Aqui, a medida vai ser dada pela quantidade de lápis utilizados. O mesmo vale para a altura. Calcule o tamanho da mesa pelo número de lápis. Depois, façam o mesmo com outros objetos, mais altos e mais baixos, para mostrar a comparação.

Compare o peso das frutas

Leve a criança junto a você para fazer compras na feira ou no supermercado e proponha uma atividade para entender o peso das frutas. Peça para ela ajudar a selecionar as frutas mais leves e as mais pesadas. Faça comparações: por exemplo, uma banana é mais leve que um abacaxi, que é mais leve que uma melancia e assim por diante.

Exercícios desse tipo começam a dar uma noção a respeito das unidades de medida.

Como ajudar filho com estudo? Dicas para a quarentena!

Comparando alturas na família

Depois que você já tiver feito os exercícios mais simples e lúdicos, é hora de se aprofundar um pouco no ensino das medidas!

Uma atividade que as crianças adoram é comparar a altura das pessoas da família, vendo quem é mais alto e mais baixo. Para isso, você vai precisar usar um barbante e uma fita métrica ou uma trena.

Peça para todo mundo ficar perto de uma parede e corte o barbante em pedaços, de acordo com a altura de cada um. Depois, meça cada pedaço de barbante, anote as medidas e coloque o nome de cada pessoa ao lado.

Nessa hora, é interessante explicar o que significa metro, centímetros e milímetros. Para que a criança entenda mais facilmente, mostre as marcações na fita métrica.

Explique que essas unidades foram criadas não só para medir a altura das pessoas, mas também outros objetos e distâncias!

Veja jogos educativos para crianças de 4 anos

Observando o peso na balança

Para falar melhor sobre as unidades de medida de peso, leve a criança a uma farmácia e faça a atividade de comparar os pesos de ambos na balança.

Mais uma vez, anote as medidas em um papel junto ao nome de cada um. Então, fale sobre as unidades de grama, quilograma, miligrama, tonelada…

Aqui é legal trazer outras comparações, explicando que coisas e objetos maiores costumam ser mais pesados. Por exemplo, uma pessoa, que pesa alguns quilogramas, é muito mais leve do que um elefante, que pesa várias toneladas.

Conclusão

Essas foram algumas sugestões para ensinar medidas para as crianças, mas você pode usar a criatividade para propor outras brincadeiras e atividades lúdicas!

A dica é sempre trazer exemplos próximos para que as crianças ampliem suas noções sobre as coisas e situações do dia a dia. 🙂

Deixe um comentário