Espaço criativo para crianças em casa: saiba os motivos e dicas para ter um

Espaço Criativo Para Crianças em Casa

Estimular o desenvolvimento dos pequenos, tanto psicológicos quanto motores é um passo muito importante na criação das nossas crianças. Por isso, contar com um espaço criativo, onde as crianças podem se expressar e agir mais livre e naturalmente é essencial para sua formação. Quer saber como fazer isso? Confira o post a seguir!

Um espaço criativo desenvolve a personalidade

A possibilidade de contar com um espaço em que a criança possa se expressar livremente é ótimo para que ela consiga descobrir seus gostos, preferências e o que lhe faz bem. Isso permite que os pequenos consigam entender quais são suas aptidões, e assim, comecem a desenvolver uma personalidade própria.

Montar um espaço para brincadeiras é uma ótima maneira de compor um espaço criativo, fazendo com que os pequenos estimulem a criatividade através de brincadeiras. Inclusive, já trouxemos dicas aqui no blog sobre como montar um cantinho de brincar. Dá uma olhada!

O espaço criativo estimula sentidos e a coordenação motora

Para um atleta, por exemplo, melhorar e desenvolver sua habilidades ele precisa de treino que estimulem a movimentação necessária para sua modalidade esportiva. A mesma coisa acontece quando somos crianças. Para desenvolver uma boa coordenação motora e os sentidos é preciso que esses sejam trabalhados e treinados pelos pequenos.

Contar com um espaço em que a criança seja mais independente faz com que ela se obrigue a fazer certas funções que exijam maior esforço e equilíbrio, por exemplo.

O espaço criativo promove a autoconfiança e a autoestima

Como falamos no primeiro tópico, esse lugar será perfeito para os pequenos desenvolverem sua personalidade, fazendo isso através de danças, desenhos, músicas e outras artes. O estímulo a essas atividades, assim como aplausos e elogios, aumenta sua confiança e autoestima, coisas essenciais para seu desenvolvimento social e intrapessoal.

Um espaço criativo desenvolve um senso de organização

Com um local na casa em que as crianças podem fazer suas próprias bagunças é uma forma de evitar que ela faça isso pelo resto do lugar. Além disso, para ela poder continuar com suas brincadeiras ela perceberá que por vezes precisará arrumar e organizar o espaço para novas brincadeiras. Assim, desenvolvendo um senso de organização.

O espaço criativo fortalece a relação entre pais e filhos

A aprovação dos pais é essencial para o desenvolvimento dos pequenos, e por isso, contar com um espaço em que eles possam criar e mostrar seus trabalhos para os adultos é ótimo. Além disso, incentivar atividades criativas em um espaço possibilita que os pais consigam elogiar ou orientar corretamente as crianças quando necessário.

Crie um espaço que estimule a criatividade dos pequenos

Agora que você conhece os benefícios de contar com um espaço criativo para crianças em casa não perca tempo e comece a planejar o seu. Não precisa contar com muito espaço, somente um cantinho onde elas possam ter mais liberdade para se desenvolver e ter mais liberdade.

Uma boa forma de fazer isso é começar adquirindo móveis infantis que promovam a criatividade, como quadros, mesas para desenhar, blocos de montar, entre outros!

 

Mesa criativa para crianças

Mesa Sirizinho – Xalingo

 

Quadro criativo para crianças

Quadro Escolar – Xalingo

Pronto pra começar? Comente com o que você achou das dicas com a gente!

Deixe um comentário