Como montar um espaço de futebol KIDS

Criança pisando sobre a bola

Quem nunca sonhou em ser jogador de futebol? Quando criança, esse é o desejo predominante entre os pequenos. Jogar partidas deste esporte traz muitos benefícios ao desenvolvimento motor na infância.

Por isso, neste artigo, vamos ensinar você a montar um espaço de futebol especial para os pequenos se divertirem por horas e horas. Vamos conferir?

Os benefícios do futebol para crianças

Muito mais que uma brincadeira, os pequenos aprendem muitas lições importantes para sua formação pessoal ao participar destas atividades. Se seus filhos já mostram-se animados por correr atrás de uma bola, estimule esse comportamento.

Crie espaços especiais para ele correr, chutar e fazer muitos gols em sua casa. Caso não haja um cômodo para essas atividades, procure playgrounds especializados em espaços de futebol KIDS.

Com essa brincadeira, seu pequeno irá aprender:

  • O que são regras: afinal, o jogo possui regulamentos;
  • A tomar decisões (chutar a gol estimula esse pontapé inicial);
  • Socializar (afinal, passar a bola para o amigo é compartilhar algo);
  • Desenvolvimento motor (seus corpinhos estão sempre em movimento);
  • A entender que perder não é algo ruim. Faz parte do jogo (e da vida);

Além disso, os pequenos aprendem a trabalhar em equipe. Afinal, o futebol é um jogo de times e para atingir o objetivo final é preciso de cooperação de todos. Isso é muito legal para crianças que são filhas únicas e também para filhos que costumam brigar muito com seus irmãos.

O futebol, além de manter a garotada entretida, também os ensina a viverem tranquilos em conjunto. Esse esporte ajuda a incentivar a socialização e o trabalho em equipe entre as crianças.

Cuidados para manter a segurança

Futebol é tudo de bom, mas como qualquer atividade que os pequenos vão praticar, é essencial tomar algumas medidas de segurança para que ninguém se machuque.

A primeira delas é adquirir todos os equipamentos que um grande jogador usa em campo como por exemplo: uma chuteira, caneleiras, meiões e roupa apropriada, evitando machucados e deixando o esporte mais divertido!

Em espaços fechados, onde a recreação pode ser guiada, o ideal é colocar pisos seguros para crianças, como a grama sintética (opção mais utilizada). Assim, eles podem fixar seus pézinhos no chão e ficar de pé atrás da bola sem risco de quedas.

Para crianças maiores, locais com gramas sintéticas fofinhas já garantem a segurança!

Como montar um espaço kids para jogadores

Agora que você descobriu todos os benefícios de uma partida de futebol infantil, quer criar um espaço especial para seus pequenos jogarem? Abaixo, separamos itens essenciais que não podem faltar para a diversão ser garantida.

A goleira

Diferente dos tipos adultos, que chegam a ter até 2 metros de altura, as goleiras infantis são menores e feitas de material que não machucam os pequenos. Elas também são leves, podendo ser transportadas de um lado para outro sem grandes dificuldades.

Trave e bola Xalingo

Trave de gol com bola – Xalingo

Bolas de tamanho adequados à idade

Todo espaço de futebol kids precisa de bolas para os mini jogadores poderem chutar e fazer muitas embaixadinhas. Tenha disponível bolas para ajudar pequenos bebês a engatinhar, até as maiores para pequenos com boa coordenação.

O ideal é que sejam escolhidos modelos de bolas mais macias, que evitem machucados quando entram em colisão com o corpo.

Descubra outros equipamentos para tornar a partida divertida na sessão especial de esportivos da Bestplay.

Apito: porque todo jogo tem um juiz

Todo jogo tem um juiz e toda brincadeira monitorada é mais segura. Seja o juiz da partida dos pequenos e ajude-os a entender as regras do jogo. Compre um apito para você e para os pequenos para tornar a brincadeira ainda mais verdadeira.

Agora que você sabe todos os benefícios do futebol para crianças, crie espaços diferenciados para os pequenos craques praticarem seus melhores chutes ao gol. Conte nos comentários todos os detalhes do cantinho futebolístico que você irá criar inspirado neste artigo.

Deixe uma resposta