Como evitar acidentes no playground?

Saiba como evitar acidentes no playground e garantir a segurança das crianças durante as brincadeiras!

O playground é um dos lugares favoritos das crianças, onde elas podem brincar e se divertir bastante. Entretanto, esse espaço geralmente conta com diversos brinquedos, para crianças de todas as idades e é necessário tomar cuidado para evitar que aconteçam acidentes.

Seja em um parquinho na escola, condomínio ou mesmo se tiver um playground em casa, é indispensável que pais e responsáveis estejam atentos para proteger as crianças de possíveis quedas durante as brincadeiras.

Neste conteúdo, você encontra algumas dicas de como evitar os acidentes no playground. Acompanhe!

Primeiros cuidados com os playgrounds

Na hora de construir um playground ou escolher qual o melhor lugar para levar as crianças para se divertir, é importante tomar alguns cuidados iniciais.

Ficar atento em certos detalhes é o primeiro passo para evitar que as crianças se machuquem durante a brincadeira. Confira alguns itens que fazem toda a diferença:

Consulte a faixa etária de cada brinquedo

Uma das primeiras coisas a se levar em consideração em um playground é a faixa etária de cada brinquedo. Esse cuidado existe uma vez que, além de trazer diversão, os brinquedos devem proporcionar o desenvolvimento mental e lúdico das crianças e isso muda conforme a idade.

Por isso que os escorregadores e balanços, por exemplo, possuem tamanhos e formatos diferentes, para que todas as crianças possam se divertir respeitando suas limitações.

Certifique-se que o piso do playground seja adequado

Outro cuidado fundamental, é em relação ao piso do playground, que deve ser escolhido para ser antiderrapante e absorver o impacto de possíveis quedas.

Dessa forma, as superfícies mais indicadas para um playground são areia, grama ou piso emborrachado que garantem mais segurança para os pequenos.

Atenção ao acabamento dos brinquedos

O acabamento dos brinquedos também deve ser verificado para garantir que eles estejam em boas condições, essa é uma ótima forma de evitar acidentes. Para isso, é imprescindível checar os parafusos e pinos, para que eles não fiquem frouxos.

As superfícies de toda parte dos brinquedos precisam ser protegidas com revestimentos, assim como as pinturas devem estar em dia e serem feitas com tintas adequadas para o contato com as crianças.

Escolha um material adequado

É necessário também observar qual o melhor material dos brinquedos para as crianças, principalmente se você estiver construindo um playground em casa. Cada tipo de material possui suas vantagens e pontos de atenção. Veja:

  • Playground de Ferro: essa é uma boa escolha por ser resistente e ter muita durabilidade, podendo inclusive ser colocado em ambientes externos;
  • Playground de Plástico: se as crianças que vão usar os brinquedos são pequenas, a dica é optar no primeiro momento por itens de plástico que são mais macios e de ótima qualidade.

Quais são as normas da ABNT para segurança nos parquinhos?

Todas as nossas dicas de como evitar acidentes seguem as normas NBR 16071 da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que regulamenta a instalação, manutenção e vistoria dos brinquedos de playgrounds para garantir a segurança das crianças.

Outros pontos relevantes dessas formas são:

  • Deve-se garantir que as peças dos brinquedos estejam lubrificadas e soldadas adequadamente;
  • É preciso verificar se o piso do ambiente está nivelado e pronto para amortecimento de impactos;
  • As peças de plástico ou madeira do playground não podem apresentar rachaduras.

Gostou dessas dicas? Não deixe de continuar acompanhando nosso blog para encontrar mais conteúdos como esse!

Deixe um comentário