Home office e crianças: como lidar?

Como lidar com o home office e crianças? Acesse e descubra!

A pandemia fez com que muitos tivessem que realizar o trabalho de forma remota e a maioria das escolas permaneceram fechadas por um bom tempo. Com isso, muitos responsáveis se depararam com a realidade de precisar exercer o home office junto com as crianças.

O home office é uma das práticas que vem sendo adotada durante o distanciamento para que as pessoas consigam realizar suas atividades profissionais fora do escritório e de dentro de suas casas. Junto a essa situação, a maioria das escolas permanece de portas fechadas, o que resulta em responsáveis e crianças juntos em casa.

Geralmente, os pequenos possuem atividades escolares também de maneira remota, mas após esse período, as crianças querem se movimentar, brincar e conversar. Desse modo, é natural que tudo fique confuso e desorganizado.

Para que a rotina de cuidados da criança e o home office possam ser cumpridas paralelamente, separamos algumas dicas que podem te ajudar a lidar melhor com as atividades e com certeza será benéfico para você e o pequeno.

Crie uma rotina para você e para criança

Estabelecer uma rotina de atividades para as crianças e organizar o dia a dia de trabalho são ótimas práticas para quem precisa realizar o home office com os pequenos por perto. Nessa rotina, adicione horários para começar o dia, organize atividades para criança, entre outros.

É recomendado que você levante cedo, para planejar o dia e concretizar determinadas atividades, por exemplo, fazendo café da manhã ou preparando o almoço. Assim, na hora das refeições, tudo já estará pronto e não será preciso perder tempo cozinhando.

Estabeleça limites

Além de ter limites para crianças, você também precisa estabelecer certos limites para a sua rotina de trabalho. Por exemplo, separe um espaço para ser o seu escritório, assim sua mente entenderá que ao estar naquele ambiente, suas energias estarão voltadas para o trabalho.

Também é importante explicar para as crianças o que você está fazendo e, caso tenha alguma reunião importante, fale sobre a necessidade do silêncio naquele momento do dia. Aos poucos, as crianças entenderão melhor sobre o seu trabalho e naturalmente vão respeitar.

Invista em um espaço para as crianças brincarem enquanto você trabalha, com um espaço bem lúdico, os pequenos ficam com um ambiente todo pra eles. Você pode começar com um escorregador, mas pode colocar os itens que seu pequeno mais goste!

Crie objetivos para a criança

Com o ensino remoto, muitas escolas aumentaram a quantidade de lições e deveres, por isso crie pequenos objetivos temporizados. Por exemplo, finalizar o trabalho de determinada matéria até um dia ou horário específico. Fique de olho na qualidade do trabalho realizado, separando um tempo para revisar as atividades escolares juntos.

Não perca o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Com o trabalho dentro de casa, muitas vezes fica difícil separar o que é profissional e o que é pessoal. É importante que você cumpra seus horários de trabalho, de acordo com a rotina e reserve um tempo para conversar e interagir com a criança, isso com certeza fará diferença na relação e fortalecerá os laços de amizade entre vocês.

Exercer a profissão pelo home office com uma criança não é uma tarefa muito simples ou fácil, mas é muito possível! Converse com a criança, explique a ela sobre sua rotina, estabeleça objetivos e outras atividades, além de promover a autonomia, eles entenderão as suas necessidades e respeitarão ainda mais os limites.

Gostou desse conteúdo? Continue em nosso blog e veja outros artigos como esse!

Deixe uma resposta