5 livros para crianças de 10 anos

Livros para crianças de dez anos

A interação com livros auxilia as crianças a ampliarem variadas habilidades, dependendo da fase de desenvolvimento e da sua idade em que ela está. Uma boa obra infantil incentiva a imaginação e a curiosidade. Dessa forma, isso ajuda a melhorar o raciocínio lógico e a concentração.

Além do mais, o hábito da leitura expande a experiência de detalhes em sua mente e aumenta seu vocabulário. Por isso, resolvemos criar uma pequena lista de ótimos livros para crianças de 10 anos para que seu filho possa viajar no mundo da imaginação. Confira!

1. Sinfonia dos animais

Esta obra foi criada por Dan Brown. Neste livro, a criança vai viajar ao redor dos mares e pelas florestas com o Maestro Ratinho e seus amigos musicais! Entre os personagens estão cisnes elegantes, uma imensa baleia azul, besouros minúsculos e guepardos super velozes. Cada personagem tem um segredo especial!

Ao decorrer da história, o Maestro Ratinho provoca várias surpresas pelo caminho – letras embaralhadas que criam palavras, uma mensagem em código para que a criança decifre e muito mais!

2. Alice no País das Maravilhas

Escrito por Lewis Carroll, esse livro é clássico mundial e relata a história fictícia da menina Alice. Inicia contando a queda dela em uma toca de coelho e vai onde a leva a um lugar fantástico, habitado por criaturas peculiares que recordam a vida real. Lá, ela passa por diversas aventuras, desde diminuir e aumentar de sua estatura até enigmas da vida.

Essa história costuma encantar leitores de todas as idades. Dessa forma, o livro é recomendado para crianças a partir de oito anos. Como o conto é vivido em um mundo imaginário, ele estimula a imaginação das crianças e a capacidade de se adaptar a diferentes situações e problemas.

3. O Pequeno Príncipe

Escrito por Antoine de Saint-Exupéry, além de ser um grande clássico da literatura, também é uma das obras mais traduzidas do mundo. Conta a história do acidente de um piloto francês em uma aeronave que se encontra no deserto do Saara com um garoto de “cabelos de ouro”.

Nesse momento, o piloto capta a visão infantil do menino sobre a vida, enquanto o garoto enfrenta assuntos da vida adulta. Ambos estabelecem uma ligação forte e descobrem a dependência mútua.

Indicado para crianças a partir dos sete anos, a obra traz lições sobre a vida e ensina a dar importância às pessoas que passam pela nossa existência. As ilustrações encontradas no livro auxiliam no exercício da criatividade dos leitores, que procuram mentalizar as histórias e aumentar a capacidade de montar cenários alternativos. Este é mais um dos livros para crianças de 10 anos.

4. Leo e a Baleia

Esta foi criada por Benji Davies. Na obra, Leo e seu pai vivem em uma casa perto do mar. Diariamente o pai de Leo vai ao trabalho como pescador logo cedo, e o garoto passa o dia todo com seus gatinhos.

Após uma forte tempestade, certa manhã, o menino se depara com uma baleia na areia da praia e a leva para casa, almejando em tê-la para ouvir suas histórias (a baleia é ótima ouvinte).

Leo tenta sustentar a nova companheira em segredo, porém, o plano não tem longa duração. Logo, seu pai a encontra escondida na banheira. O gesto do garoto transforma a vida de ambos, que se unem para levar a baleia de volta para o mar. Mas, a partir daí, o laço entre pai e filho fica muito robusto.

5. O Gênio Preguiçoso

Este livro foi escrito por Ana Paula Pedrosa. A obra revela que o gênio Ronilson é um preguiçoso que vive em sua lâmpada uma vida sem grandes emoções, sempre realizando os mesmos pedidos.

Para os adultos, beleza, fama e dinheiro; para as crianças, uma montanha de chocolates. Até o dia que ele encontra as irmãs Helena e Beatriz. Muito astutas, elas fazem Ronilson compreender as aventuras que estão ocultas nos livros.

Agora você conhece alguns excelentes livros para crianças de 10 anos! Basta escolher aqueles que mais te agradam e presentear seu filho para uma viagem sem fim.

E se você quer incentivar ainda mais a paixão das crianças pela literatura, que tal montar um cantinho da leitura?

Gostou do artigo? Aproveite e conheça nossa página no Facebook para interagir conosco!

Deixe um comentário