O que é o Método Montessori e como aplicar em casa

Bebê em espaço adaptado ao método Montessori

A educação e a aprendizagem dos pequenos é uma das maiores preocupações que você tem como pai ou mãe, não é? Queremos que as crianças se desenvolvam da forma mais saudável possível e a boa notícia é que, para isso, existem vários métodos.

O método Montessori é um desses métodos pensados para auxiliar na perspectiva educacional. Entenda melhor o que e como aplicar em casa!

O que é o Método Montessori?

O método foi criado por Maria Montessori — e por isso tem este nome —, uma psiquiatra italiana que viveu no fim do século XIX e início do século XX. Tudo começou com a aplicação de uma nova metodologia de educação em hospitais e escolas de Roma, sendo a primeira a Escola Ortofrênica.

Maria acreditava que a base educacional deveria ser a liberdade de cada indivíduo, tendo cada criança seu ritmo. Os resultados foram ótimos e, por isso, Maria resolveu continuar estudando o tema e o desenvolvendo. E assim nasceu a Pedagogia Científica!

Pedagogia Científica

A pedagogia científica tem uma abordagem educacional baseada na observação do tutor enquanto as crianças vivem em um ambiente onde são livres para realizar alguma das várias atividades disponíveis no local. Neste método, são as crianças que constroem a sua humanidade!

Hoje já existem diversas escolas, no mundo todo, que tem como base a metodologia de Maria Montessori. Elas são chamadas de Escolas Montessorianas, que tem eficácia apoiada pelas ciências cognitivas e neurociências.

Crianças em espaço adaptado ao Método Montessori

Lisbon Montessori

Como aplicar o Método Montessori em casa?

Muitas famílias têm interesse em aplicar a metodologia de Maria Montessori, além de escolher escolas que apliquem também. Para levar isso para dentro de casa, primeiro é preciso lembrar que Montessori acreditava que a liberdade é dar condições favoráveis à vida e ao desenvolvimento.

Isso tudo porque o papel do adulto é fazer a criança se sentir amada e respeitada, para poder aprender com leveza e alegria. Por isso, é importante que elas se sintam parte da casa, tendo acesso às coisas assim como as pessoas maiores.

Isso não significa largar as crianças pela casa, mas pensar em ambientes que deem autonomia para os pequenos, fazendo com que eles tenham acesso aos objetos que possam precisar durante o dia. Desde lanchinhos e água, até os seus brinquedos e o banheiro.

Bebê em espaço adaptado ao Método Montessori

Pinterest

Vale a pena separar um cantinho para cada tipo de brincadeira e incentivar os pequenos a manterem a ordem, utilizando estantes organizadoras, por exemplo.

Além disso, escolha sempre brincadeiras que possam ser novas experiências para os pequenos, que aprendem em cada pequena coisa. A dica é pesquisar alternativas ideais para cada idade e intensificar os aprendizados com o tempo!

E então, pronto para aplicar o Método Montessori em casa? É simples e pode auxiliar muito no desenvolvimento dos seus filhos. Boa sorte!

Deixe um comentário