O que fazer com as crianças nas férias?

Criança lendo.

Criança lendo.

Com o recesso escolar, chega também a responsabilidade de manter o aprendizado infantil dentro de casa. Isso, claro, aliado à diversão que somente as férias podem proporcionar. Tanta para quem é pai e mãe de primeira viagem quanto para quem já esgotou a criatividade depois de tantas férias dos pequenos, surge a dúvida: o que fazer com as crianças nas férias?

Para ajudar nessa tarefa, separamos 18 atividades superinteressantes para iluminar suas ideias. Assim fica mais simples e fácil para você inovar neste recesso!

1- Jogar Pião

Que tal fazer uma atividade simples e que, de quebra, vai mostrar ao seu pequeno como eram as brincadeiras no seu tempo? O pião é um passatempo divertido e, acredite, conquista as crianças até hoje!

2- História em Quadrinhos

Quem não lembra dos dias e noites lendo histórias em quadrinhos dos seus heróis preferidos nas férias – e em qualquer oportunidade que surgisse? Incentive o seu pequeno à leitura de uma forma divertida e prática. E para ficar ainda mais legal, ele pode inclusive criar a sua própria história e colocar toda a sua criatividade no papel!

3- Noite do Pijama

Passar o tempo com os amiguinhos é uma das atividades favoritas das crianças, mas com o fim do período letivo, nem sempre isso é possível. Organize uma divertida noite do pijama na sua casa com programação completa: guloseimas, filmes, brincadeiras e tudo mais que se tem direito!

4- Guerra de Bexigas

Está fazendo sol e você quer tirar as crianças de casa? Nada melhor que uma guerra de bexigas no quintal para despertar a alegria e diversão! E o melhor é que você precisa apenas de itens simples: bexigas e água. Depois, é só deixar a magia acontecer!

Menina carregando pote com salada

Fonte: Xalingo

5- Cozinha em Família

E, claro, as férias dos pequenos são uma ótima oportunidade para vocês planejarem atividades em família. Que tal pegar aquela receita famosa que todo mundo adora e prepará-la com ajuda dos seus filhos? Eles vão adorar e, de quebra, vocês passarão ótimos momentos juntos!

6- Soltar Pipa

Também na linha de brincadeiras externas, uma atividade que nunca sai de moda é soltar pipa (que é chamada de pandorga ou papagaio, dependendo de onde você mora). Uma dica legal é comprar os materiais e incentivar o pequeno a montar sua própria pipa, para depois se divertir soltando ela ao ar livre!

7- Karaokê

O que acha de uma noite de diversão em família? O karaokê é uma atividade que agrada dos pequenos aos grandes e vai render altas risadas!

8- Praticar esportes

Os esportes são sempre boas pedidas para fazer a criançada se exercitar e passar o tempo. Organize campeonatos de futebol ou vôlei com as crianças da vizinhança e deixe a diversão acontecer!

Playground caseiro

Fonte: Decor Fácil

9- Playground em Casa

Diversão e segurança devem estar sempre aliadas quando se trata dos nossos filhos. Por isso, uma ótima ideia é montar um playground no quintal ou mesmo aproveitar esses espaços no condomínio (se for o seu caso) para que as crianças possam gastar todas as energias nos brinquedos.

10- Futebol de Botão

Uma atividade para fazer dentro de casa, seja em dias de chuva ou mesmo no fim da tarde, é o futebol de botão. O legal é que dá para duas crianças brincarem ao mesmo tempo e até mesmo organizar campeonatos!

11- Brincadeiras ao ar livre

Já que é para gastar as energias, nada melhor que fazer ao ar livre, não é mesmo? Esconde-esconde, pega-pega, andar de bicicleta, skate… São tantas as opções que a diversão não vai acabar nunca!

Veja algumas dicas de brincadeiras ao ar livre para animar a garotada!

12- Hora do Conto

Ler livros e contar histórias para os pequenos são ótimas atividades para vocês passarem o tempo juntos. E de quebra incentivar o gosto pela leitura! Escolha livros que o seu pequeno goste e separe um tempo por dia para lerem juntos.

Cabana de tecido infantil

Fonte: Copy & Paste

13- Acampamento no Quintal

Ter quintal em casa abre um leque de opções de atividades para aproveitar com as crianças. Uma delas é organizar barraquinhas improvisadas no quintal, preparar lanches e convidar os amiguinhos para passarem a noite. Tudo como um legítimo acampamento!

14- Picnic em Família

E por falar em lanches, que tal preparar uma cesta com as comidinhas e guloseimas que os seus pequenos mais gostam e passarem uma deliciosa tarde no quintal ou mesmo no parque mais próximo? Uma ótima forma de passar o dia em família!

15- Montagem de Quebra-cabeça

As atividades para crianças de 10 anos ou mais devem sempre envolver alguma coisa que instigue a criatividade ou lógica. E nessa lista, a montagem de quebra-cabeça é uma ótima forma de entreter os seus filhos e pode ser feito com a família toda!

16- Jogos de Tabuleiro

Também na linha do quebra-cabeça estão os jogos de tabuleiro ou de mesa. Xadrez, damas, resta um, pebolim, air hoquei… São várias opções que você pode contar para que as crianças passem horas mais divertidas.

Quer deixar tudo mais legal ainda? Então veja como montar sala de jogos em casa!

Criança segurando filmadora

Fonte: Guia da Semana

17- Visita ao Teatro ou ao Cinema

Quem disse que cultura não é diversão? Ir ao cinema ou ao teatro são atividades que a família inteira pode aproveitar e os pequenos adoram! Escolhe uma programação apropriada para a faixa etária, compre algumas guloseimas e aproveitem.

18 – Acampamento de Férias

Para os pais que precisam trabalhar durante as férias dos filhos, mas não querem que eles deixem de divertir por isso, uma solução é o acampamento de férias. Lá, as crianças possuem uma programação repleta de atividades legais e podem fazer novas amizades!

Viu só como alternativas faltam do que fazer com as crianças nas férias? Você só precisa de um pouco de criatividade. Com essas dicas, seus filhos nunca mais vão reclamar de tédio de ficar em casa e vão adorar passar tempo junto com você!

Deixe um comentário