Qual playground é mais seguro para crianças pequenas?

Playground seguro

Os momentos de diversão são importantíssimos no desenvolvimento das crianças e uma das brincadeiras mais clássicas é a ida ao playground. A questão é que este momento precisa ser seguro para os pequenos, para também deixar os pais tranquilos.

Para descobrir se o playground que você frequenta é o mais seguro para crianças pequenas, alguns requisitos devem ser observados. Confira o post que fizemos explicando todas essas dicas aqui embaixo!

O playground é seguro?

Seja na área de convivência do condomínio, na escola, em um parque ou no quintal de casa, o playground precisa garantir segurança para que a brincadeira não se torne perigosa. Aqui vão alguns fatores que você deve observar:

Normas ABNT

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e garante a segurança da brincadeira através da instalação, manutenção e vistoria dos brinquedos. Essa vistoria garante alguns detalhes importantes como:

  • não deixar parafusos soltos;
  • manter os fechos dos brinquedos bem apertados;
  • garantir que as peças estejam lubrificadas e soldadas;
  • verificar se o piso está nivelado e pronto para amortecimento de impactos;
  • as peças de plástico não podem apresentar rachadura.

Cuidados em relação ao clima

Para locais onde faz muito calor, o ideal é escolher um tipo de material que não absorva o calor e tenha rápido resfriamento. Os brinquedos de metal e ferro, por exemplo, ficam muito quentes ao sol e apresentam risco de queimadura e machucados.

Além disso, é preciso garantir que o brinquedo seja projetado de forma que a água da chuva escorra para que não acumule água. Esse acúmulo pode acabar ocasionando acidentes e escorregões.

Monitoramento

Mesmo que todos os fatores de segurança citados acima estejam sendo cumpridos, é obrigatório que tenha sempre um adulto monitorando o playground, especialmente quando são crianças de zero a três anos.

Ou seja, se você quer garantir que seu filho esteja em segurança, garanta que sempre haja alguém responsável pelo monitoramento dos pequenos.

Esse monitoramento também diz respeito a ter alguém responsável a verificar como está a qualidade dos brinquedos. Diária ou semanalmente é preciso que alguém verifique detalhadamente as condições de cada brinquedo para manter o padrão de qualidade.

Escolha do material

Quando se fala de material, o playground de plástico é a opção mais moderna do mercado. Esse é o material ideal para bebês e crianças pequenas brincarem, principalmente por ter uma superfície lisa.

Isso porque os brinquedos de plástico não aguentam muito peso, então é ideal para a brincadeira das crianças pequenas.

Mas vale lembrar: o playground de plástico é recomendado para ambientes fechados (como escolas e dentro de casa), para que não haja peso excessivo e também não pegue muito sol (pois prejudica o material, que absorve muito calor).

Leia também Como montar um playground dentro de casa

E aí, pronto para monitorar a brincadeira dos seus filhos no playground? É só ficar de olho nos requisitos que apresentamos acima e a diversão das crianças pequenas está garantida com segurança!

Deixe um comentário