Por que playground com gramado sintético é mais seguro?

Playground gramado sintético

Cada vez mais comum em playgrounds, em locais como condomínios, o gramado sintético se tornou um dos revestimentos favoritos na hora de montar o espaço de brincadeiras e lazer das crianças. Entre outros fatores, o que leva esse tipo de gramado a ser o preferido para esses ambientes é justamente a segurança que proporciona.

A grama sintética apresenta as características, exigidas pela NBR 16071 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), quanto à segurança de playgrounds. Além de amortecer o impacto de possíveis quedas dos pequenos, o gramado previne arranhões e machucados provocados pelo atrito com o piso, e que as crianças escorreguem facilmente.

Vantagens do gramado sintético sobre a grama comum

Ademais, diferentemente da grama natural – que necessita do uso de herbicidas, por exemplo, que podem causar algum tipo de alergia nas crianças – , a grama sintética não precisa desse tipo de produto.

O gramado artificial conta com outras vantagens, em relação à grama comum, como a facilidade de escoamento da água da chuva. Isso evita a formação de lama – que pode sujar as roupas das crianças – , sem falar nos problemas envolvendo micróbios e bactérias que as crianças podem ter contato a partir da terra comum.

Nesse sentido, vale ressaltar que alguns modelos de gramas sintéticas possuem tecnologia antifúngica e antibacteriana. O que dá ainda mais segurança na hora de optar por esse tipo de revestimento para o piso de espaços como playgrounds.

Limpeza e durabilidade da grama sintética

Outros pontos que tornam a opção pelo uso de gramado artificial para espaços de playgrounds são a facilidade de limpar e o tempo de vida desse tipo de material. Gramas sintéticas podem durar cinco anos ou mais, mantendo a sua cor e textura, desde que a instalação e a limpeza sejam feitas de forma adequada.

É indicado que a limpeza dos gramados sintéticos seja feita, pelo menos a cada 15 dias, com a varredura manual ou mecânica e/ou lavagem apenas com água e sabão neutro. Outros produtos químicos, como limpadores multiuso, podem danificar a fibra da grama sintética.

Quando instaladas em playgrounds, devido também à menor imunidade das crianças, as gramas podem ser limpas todos os dias.

Isto previne, não só acidentes com objetos e resíduos de animais que podem ser facilmente encontrados sobre a grama artificial, mas também contaminação por vírus, fungos e bactérias. Este último ponto se torna ainda mais importante, diante da atual crise sanitária que estamos vivendo com o coronavírus.

Vale dizer que a instalação da grama sintética deve ser feita sempre por profissionais especialistas no assunto, para que o revestimento tenha uma durabilidade maior e tenha as suas outras vantagens garantidas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o uso do gramado artificial, principalmente em playgrounds, que tal dar uma olhada em nossas opções de grama sintética. Clique aqui para visualizá-las.

Deixe nos comentários quais outras dúvidas você tem a respeito do uso de gramado sintético em playgrounds e confira outras informações como o melhor tipo de playground para o seu filho em nosso blog!

Deixe um comentário