Qual o objetivo da mímica na educação infantil?

objetivo da mímica na educação infantil

A mímica é uma arte muito antiga de interpretação e expressão gestual. Depois de muito tempo, os educadores passaram a incorporar a mímica na educação elementar das crianças. Contudo, a mímica não é apenas uma brincadeira feita somente para divertir: com ela, as crianças conseguem canalizar seus sentimentos, favorecendo a imaginação e a criatividade.

Vendo os benefícios que essa arte milenar possui, separamos para você alguns objetivos da mímica na educação infantil e, assim, você pode adicionar a atividade na rotina escolar. Quer saber mais? Confira!

Socialização

Dentro da sala de aula, a mímica é a atividade certa para envolver as crianças por horas. Isso porque na maioria das brincadeiras que envolvem a mímica as crianças precisam socializar e interagir entre elas.

A mímica auxilia, então, na construção de espaço social dentro da classe e provoca o interesse pelo desconhecido. Por esse motivo, é interessante trabalhar com a atividade nos primeiros dias de aula, por exemplo, para soltar e conhecer a turma que acompanhará pelo resto do ano letivo.

Desinibição

Quando as crianças não estão acostumadas com outras pessoas ou se sentem inseguras com situações fora do seu cotidiano, acabam se fechando diante dessas situações. Através das atividades escolares, como a mímica, é possível auxiliar os pequenos a romperem as barreiras do medo e explorarem além do que conhecem. Até a criança mais tímida e retraída consegue expor suas emoções e sentimentos através da brincadeira gestual.

Criatividade

Além de ajudar a liberar o estresse e desinibir qualquer um, a mímica abre um leque de possibilidades imaginativas enquanto a brincadeira está acontecendo. As crianças adoram participar porque se sentem envolvidas com sua criatividade e ideias, querendo expressar tudo que vem a mente.

Veja também: atividades e brincadeiras para crianças de 5 anos que estimulam a criatividade.

Expressão corporal

Muitas vezes nem precisamos nos expressar com palavras, pois a nossa linguagem corporal consegue expor muitos sentimentos e pensamentos. Nas crianças, isso acontece naturalmente também e, com isso em mente, podemos utilizar a mímica como forma de canalizar e expressar corretamente o que sentem.

Exercícios de expressão de sentimentos e até brincadeiras de imitação de animais, por exemplo, ajudam a entender o próprio corpo e desenvolver a habilidade motora.

Raciocínio Rápido

Muitas brincadeiras de mímica são desenvolvidas para serem trabalhadas em grupo. Pensando nisso, essa interação também desenvolve habilidades para quem está assistindo e tentando adivinhar as diversas poses e imitações que estão sendo feitas, por exemplo. A criança precisa ser rápida e objetiva para ganhar o jogo e a brincadeira muitas vezes se torna até engraçada.

A interpretação é ideal para ser desenvolvidas em salas de aulas, pois podem envolver a turma inteira e investe no desenvolvimento psicomotor infantil por causa das atividades que são cooperativas e envolventes.

Além de ser uma maneira de se expor artisticamente, a mímica busca ajudar e descobrir um mundo completamente novo, adquirir controle corporal e desenvolver várias habilidades das crianças.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os objetivos da mímica na educação infantil, veja 5 atividades com bola para educação infantil e comente o que achou!

Deixe um comentário