Como montar um quarto de estudos? 4 ideias para se inspirar!

Espaço para estudos com organizadores

No intuito de manter o foco e estimular a vontade de aprender, muitas pessoas decidem investir em um quarto de estudos, onde a criança poderá fazer as lições de casa e consolidar o que foi aprendido em sala de aula.

Essa medida ajuda muito no desenvolvimento cognitivo da criança, pois facilita a organização da rotina escolar e a produtividade. Afinal, é interessante que se aprenda desde pequeno a separar o tempo para estudar e brincar.

Nos tópicos abaixo, mostraremos algumas dicas para construir facilmente um quarto de estudo produtivo, reservado e estimulante. Continue conosco e tenha uma boa leitura!

1. Aproveite as paredes

Nem sempre se dispõe de muitos quartos na residência. No entanto, é possível aproveitar os pequenos espaços da casa para fazer daquele pedaço um cantinho de estudo infantil.

Para que todos os itens fiquem acessíveis, para o pequeno é interessante aproveitar as paredes do ambiente e colocar prateleiras, barras com ganchos ou placas de eucatex a fim de organizar os pertences.

O importante é que eles aprendam desde cedo a manter a organização e a ser responsáveis com os deveres escolares.

2. Foque na iluminação

A iluminação é um fator muito importante na hora de construir o quarto de estudos do seu filho. As luminárias não são apenas objetos decorativos: elas são imprescindíveis para os momentos no cantinho de leitura e escrita. Portanto, coloque-a estrategicamente no local.

Caso queira aproveitar um cômodo da casa para fins de aprendizagem, opte por aqueles bem iluminados com a luz do sol.

No entanto, procure observar se a luz, em algum momento do dia, bate diretamente no rosto da criança ou se provoca sombras que trazem uma má experiência na hora de usar o espaço.

3. Monte uma biblioteca no quarto de estudos

A melhor maneira de incentivar as crianças a sempre querer aprender é investir em elementos que despertem a curiosidade delas. Por exemplo, livros didáticos com temáticas que elas gostem e que os inspirem a serem bons cidadãos no futuro.

Com a ajuda de prateleiras ou estantes, a biblioteca poderá ser categorizada estrategicamente, e o lugar poderá receber uma decoração temática que a faça permanecer ali por mais tempo.

Como forma de garantir o conforto, coloque puffs e almofadas que colaborem em momentos em que a criança se mostre interessada pela história do livro.

4. Faça uma boa escolha de cores

É importante que os pais saibam que cada cor traz estímulos e afeta diretamente nosso campo racional e emocional. Portanto, leve em consideração esse fator na hora de comprar os móveis, organizadores ou mobiliários que estarão presentes no quarto de estudos.

Ao elaborar brincadeiras educativas nos momentos de recreação, procure confeccionar placas com frases motivacionais ou desenhos inspiradores para que as crianças se sintam incentivadas a prestar atenção.

Foque também em quadros ou cavaletes em que você ou o pequeno possam escrever avisos relacionados a algum assunto do cotidiano escolar.

Conclusão

Durante a leitura deste artigo, você ficou por dentro de algumas ideais para montar um quarto de estudos para seu filho. Portanto, leve em consideração nossas dicas e conte com uma empresa especializada que oferece as melhores soluções.

Aqui na BestPlay, temos ótimas opções de produtos que vão deixar o quarto de estudos do seu filho apropriado para o desenvolvimento cognitivo dele. Visite nosso site e confira!

Deixe um comentário