Dicas para montar um quarto de irmãos com idades diferentes

Irmãos abraçados e deitados na cama

Quando o segundo filho nasce, é comum que o caçula e o primogênito passem a compartilhar o quarto. Afinal, nem sempre a casa da família dispõe de cômodos diferentes para acomodar as crianças.

Assim, o maior desafio aparece na hora de planejar o cômodo: muitos pais sentem dificuldade em decorar o quarto de modo que agrade irmãos com personalidades ou idades diferentes.

Por isso, o objetivo deste artigo é trazer ideias para te ajudar a montar um cantinho versátil para seus filhos. Inspire-se e aproveite!

1. Decoração neutra

Quartos decorados com temas infantis são um encanto — mas se os irmãos compartilham o espaço, pode não ser uma boa ideia.

Isso porque cada criança tem gostos e preferências pessoais, que podem variar conforme a personalidade e a idade. Por exemplo, seu filho de 5 anos pode adorar um quarto com a temática da Peppa Pig, mas provavelmente não vai agradar o de 12.

Então, a dica é priorizar as cores e móveis neutros. Se você quer dar um toque lúdico, aposte em quadros, bonecos e bichos de pelúcia com os temas que os pequenos gostam (ou até um papel de parede, já que dá para retirar facilmente).

2. Beliche é uma boa pedida

As beliches são sempre uma boa aposta para quartos compartilhados entre irmãos: elas economizam o espaço de uma segunda cama e ainda podem virar um móvel lúdico.

Muitas crianças gostam de dormir no alto e também adoram brincar de cabana na parte debaixo da beliche. Beliches com elementos lúdicos, como um escorregador ou uma casinha, são ainda mais divertidas!

A dica é reservar a cama de baixo para o mais novo dormir, e a de cima, para o mais velho — contando sempre com um suporte de proteção para garantir a segurança de ambos.

Cama beliche infantil em quarto de criança

Arteirices e Costurices

3. Divisórias e cores diferentes

Se seus filhos já estão em na fase de prezar a individualidade e têm gostos muito diferentes, que tal “dividir” o quarto e criar espaços mais reservados?

Você pode fazer isso simplesmente pintando a parede em cores diferentes, por exemplo: azul com temas esportivos em um lado, verde com temática de animais no outro.

Outra ideia é usar divisórias físicas para separar o cantinho de cada irmão. Dá para usar tecido, cortina de contas pendurada no teto ou até painéis divisórios articulados. Essa solução ajuda na privacidade e individualidade das crianças que precisam compartilhar o quarto!

4. Estantes e armários

Um dos grandes desafios de montar um quarto compartilhado para irmãos com idades diferentes é arranjar espaço para organizar brinquedos, roupas e todos os seus pertences.

Por isso, a dica é abusar de estantes, armários e cabideiros verticais (que ocupam menos da área do quarto). Adicione também organizadores, nichos e unidades de prateleira e veja seu espaço ampliar significativamente.

Outra sugestão útil é instalar as estantes e armários em alturas diferentes, de acordo com a idade das crianças, para que o pequeno não tenha alcance às coisas do maior.

Viu como é possível montar um quarto bacana para irmãos com idades diferentes? É só aproveitar nossas dicas e abusar da criatividade. Bom trabalho! 😉

Tem outras ideias de decoração e móveis para quarto de criança? Não esqueça de compartilhar com a gente!

Deixe um comentário