Rotina na educação infantil: dicas para organizar o dia a dia escolar!

Rotina na educação infantil: dicas para organizar o dia a dia escolar!

Fonte: Nova Escola

A educação infantil é um momento que faz total diferença em toda a trajetória escolar – e pessoal – das crianças. Mas, para ser efetiva, essa etapa precisa ser bem planejada e executada pelos educadores. Por isso, é preciso organizar o tempo e a rotina na educação infantil, otimizando ao máximo para que tudo se torne oportunidade de aprendizado.

Quer entender quais são os momentos essenciais no dia a dia e algumas dicas para se organizar? Confira!

Chegada

Muitas vezes as crianças têm dificuldade de se despedir dos pais, por isso é tão importante que elas se sintam bem acolhidas ao chegar no ambiente escolar. Nesse momento também é possível ajudar os pequenos a criar autonomia para guardar suas coisas na sala, por exemplo!

Iniciação

Para começar o dia, o educador pode optar por duas principais maneiras:

  • a primeira atividade é o tempo livre, ou seja, a criança chega na escola e pode ficar brincando até a hora de começar uma tarefa;
  • a primeira atividade é a rodinha, um momento para ouvir/conversar com as crianças, fazer a chamada e introduzir alguns conceitos educativos através de brincadeiras e narração de histórias.

Lanche e recreio

O lanche é uma hora mais descontraído para os pequenos. Mas também pode ser um momento de aprendizado sobre alimentação e higiene. É interessante reforçar hábitos como “limpar a bagunça” da mesa, lavar as mãos e escovar os dentes.

No recreio, com tudo monitorado por adultos, é a hora em que as crianças ficam mais livres para a recreação e interação entre elas!

Descanso

Cada criança precisa de um tempo diferente para descansar ou ter a famosa “hora do soninho”. Apesar disso, é fato que, depois de acordar cedo e brincar, elas precisam se recompor de alguma forma. O educador pode organizar esse momento com o tempo de duração que achar necessário conforme o que conhece dos alunos.

Despedida

Na hora de encerrar a aula e se despedir dos pequenos, uma estratégia interessante é repassar o que foi feito no dia juntamente com eles. Após isso, todos devem ajudar a organizar a sala, além de arrumar os seus materiais nas mochilas, levando o que for necessário. A professora pode repassar instruções para o dever de casa, se houver, e então se despedir carinhosamente de cada um.

Dicas extras

  • É importante sempre orientar as crianças em relação a higiene, com um local de fácil acesso para que elas possam lavar as mãos sempre que necessário;
  • O uso do banheiro deve ser monitorado e também orientado, para que, aos poucos, eles adquiram independência em relação a isso;
  • As atividades que ocorrem durante o dia devem ser planejadas com criatividade e podem ser sequenciais. Por exemplo: ler uma história e depois fazer um desenho sobre ela;
    • Nos tempos livres para brincadeira, é legal pensar sempre em novas opções para brincar, para que os pequenos não façam sempre as mesmas brincadeiras. O educador deve proporcionar novas ideias de atividade sempre que for possível.

Agora que você já viu várias dicas de como organizar a rotina na educação infantil, é só colocar em prática! E se você quer mais dicas relacionadas a este assunto, confira nossas dicas para Brinquedos pedagógicos para educação infantil. Boa aula!

Deixe um comentário