Volta às aulas: veja dicas para organizar a rotina dos filhos

Volta às aulas

Com a volta às aulas, as famílias enfrentam novos desafios de organização. Os sinos da escola tocam — e também os despertadores da manhã. Pilhas de papel aumentam como as tarefas fluem para a casa. Assim, os dias parecem ser mais curtos e trazem momentos agitados de esportes, atividades e eventos, e calendários cheios de notas enigmáticas.

Por isso, organize-se agora para o melhor ano escolar de todos os tempos! Use essas ideias para preparar sua casa e família para os dias agitados que virão.

Fique atento com as refeições

Não negligencie a hora das refeições! As crianças mais novas, em particular, precisam se adaptar às novas rotinas de alimentação antes que o dia escolar o exija. Planeje refeições e lanches para acostumar os mais pequenos aos rituais do dia escolar antes do início do ano letivo.

Crie um calendário/aviso

Um calendário de papel com quadrados grandes permite inserir informações facilmente. Avisos de quadro branco pré-impressos são fáceis de revisar quando necessário. A diferenciação com cores por membro da família ajudam a manter uma vida dinâmica em ordem.

Pensando nisso, publique o calendário de eventos escolares em um local comum, perto do telefone. Use ímãs para prendê-lo na geladeira ou prenda-o em um quadro de avisos.

Adicione outros calendários, como cardápios de merenda escolar, planilhas de tarefas de classe e programações de prática de esportes. Tudo isso, fará que quando houver uma excursão ou outra circunstância fora da rotina, você saberá rapidamente se seu filho estará livre para se juntar ao grupo.

Estabeleça uma rotina noturna na volta às aulas

Crie o hábito de seus filhos seguirem uma rotina todas as noites. Se eles escolherem suas roupas para o dia seguinte, tomarem banho, escovar os dentes e colocarem seus pijamas todas as noites antes de irem para a cama, você está fazendo a transição para se acomodarem.

Ter uma rotina definida como essa, ou qualquer horário que você use em família, dará a eles um forte senso de consistência e os ajudará a relaxar. Esse processo também pode reduzir as reclamações de seus filhos sobre a hora de dormir.

As rotinas matinais são igualmente importantes

Um item que você pode querer comprar para seus filhos no início do ano letivo é um despertador. Ao dar esse aparelho para seu filho, você está dando a ele parte da responsabilidade de acordar na hora certa.

Isso significa que você não terá que cutucá-los para tirá-los da cama quando as aulas começarem? Mais provável que não. Na verdade, é provável que você tenha de lembrá-los repetidamente de se levantar, se vestir e comer, para que possam chegar à escola na hora certa.

Pode ser melhor acordar as crianças mais cedo na primeira semana de aula, até que elas possam se levantar e se arrumar sozinhas. À medida que eles se acostumam com a nova programação, você pode deixá-los dormir um pouco mais tarde.

Lembre-se de que você quer que seus filhos tenham tempo suficiente para se vestir, tomar o café da manhã e recolher suas coisas antes de sair.

Em resumo, a rotina da volta às aulas nos ajudam a saber o que esperar todos os dias, a nos mantermos organizados e a nos prepararmos para o dia seguinte. As crianças podem hesitar diante da perspectiva de voltar à escola no outono, mas logo voltarão ao ritmo das coisas.

Gostou do artigo? Então aproveite para deixar seu comentário logo abaixo e divida sua experiência conosco!

Deixe um comentário