Diversão em família: brincadeiras que aproximam pais e filhos

Conheça aqui as brincadeiras que aproximam pais e filhos

Aproximar, ensinar, ajudar no desenvolvimento cognitivo, oferecer carinho. As brincadeiras são uma ótima maneira de estreitar laços entre toda a família. Por isso, venha descobrir aqui as brincadeiras que aproximam pais e filhos. Acompanhe o artigo e boa leitura!

Qual a importância de brincadeiras que aproximam pais e filhos?

Na infância, o mundo é um grande laboratório de sensações. Por isso, as brincadeiras são fundamentais para a evolução das crianças.  Elas são responsáveis por apresentar um mundo novo às crianças, estimular a imaginação, o raciocínio, a socialização, as habilidades motoras e muito mais!

Dessa maneira, estando próximo, compartilhando e vivendo junto esses momentos especiais para as crianças, os pais participam ativamente da vida e da formação dos filhos.  As brincadeiras que aproximam pais e filhos também criam vínculos mais fortes entre toda a família. Isso porque esses passatempos são como uma “troca”, onde um ensina o outro, não existindo diferenças, apenas pais e filhos sintonizados na mesma atividade.

4 brincadeiras que aproximam para você se divertir em família

Para ajudar você com algumas ideias de brincadeiras que aproximam pais e filhos, separamos algumas atividades de interação. Confira!

Brincadeiras antigas

Não tem coisa melhor para os filhos do que aprender uma brincadeira nova diretamente com os pais. Portanto, as brincadeiras antigas, ou seja, aquelas que os próprios pais conhecem desde que eram crianças, são ótimas para aproximar a família. E aqui vale qualquer brincadeira; pode ser pega-pega, esconde-esconde, amarelinha e muito mais!

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são incríveis para desenvolver o raciocínio, a concentração e até mesmo o pensamento crítico das crianças. E sabe qual o melhor de tudo? Existem jogos de tabuleiro para qualquer idade! Portanto, você pode começar desde cedo a participar e brincar em conjunto. Agora é só escolher o jogo certo para a idade dos seus filhos e aproveitar muito!

Mímica

A mímica é uma brincadeira completa! Com ela, você estimula a imaginação das crianças, o desenvolvimento motor, a socialização e as expressões corporais. Para tornar o passatempo ainda mais atrativo, você pode escolher temas, personagens e outras situações que a criança goste. Além de ser uma ótima forma de se aproximar dos pequenos, essa brincadeira é diversão garantida!

Clube do livro

Essa é uma brincadeira que pode começar despretensiosa, mas que pode trazer resultados fantásticos no desenvolvimento das crianças! Com um clube do livro, pais e filhos podem interagir dividindo histórias, lendo um para o outro e compartilhando um mundo de fantasia.

Por exemplo, você pode combinar que seu filho irá ler um pequeno conto, como João e Maria, enquanto você fica com a responsabilidade de ler para ele alguma outra história, como Os Três Porquinhos. Os livros podem (e devem!) ser atualizados de acordo com a idade e o desenvolvimento das crianças.

E então, viu só como é super fácil brincar e participar da formação das crianças? Muitas vezes, uma pequena atitude dos pais, como uma brincadeira em conjunto, significa muito para os filhos. Não esqueça que elas crescem muito rápido, por isso, brinquem muito enquanto ainda são crianças!

Deixe um comentário