Coronavírus: cuidados para os pais manterem com as crianças

Mãe ajudando criança a lavar as mãos

O surto de coronavírus fechou escolas no país todo e fez as crianças a ficarem em casa. Isso porque, apesar dos pequenos não serem grupo de risco, eles também podem ser infectados e são considerados potenciais vetores da doença.

Com um convívio tão intenso em casa, é inevitável que os pais tenham que prestar mais atenção na rotina e nas atividades dos filhos. Inclusive alguns cuidados precisam ser intensificados neste momento para garantir a segurança e a saúde dos pequenos.

O que fazer com as crianças nas férias?

Veja abaixo alguns cuidados que você, papai ou mamãe, deveria manter em casa com as crianças, tanto agora, no período de quarentena, quanto no seu dia a dia.

Cuidado com o álcool em gel

O álcool em gel é super eficaz para higienizar as mãos e evitar o contágio do coronavírus e, por isso, está sendo amplamente recomendado e utilizado durante a epidemia.

Porém, deixar esse produto ao alcance de crianças pequenas pode ser perigoso, já que elas podem ingerir ou passar nos olhos, boca etc, causando intoxicação ou irritação no organismo. O ideal é que apenas os adultos apliquem o produto nas mãos dos pequenos.

E isso vale para quaisquer outros produtos químicos (de limpeza da casa, higiene corporal, cosmético etc) que você utilize. A regra é mantê-los guardados e longe do alcance das crianças.

5 motivos para você contar com um cercadinho para bebês

Atenção para os acidentes domésticos

Criança mais tempo em casa é sinônimo de mais brincadeiras e estripulias. Afinal, elas ficam facilmente entediadas e precisam gastar energia. Porém, isso pode ser um prato cheio para que acidentes domésticos aconteçam com mais frequência, como queimaduras, quedas, lesões etc.

Então é importante ficar atento ao fogão (para evitar queimaduras), ao banheiro (para evitar quedas), aos moveis e quinas (para evitar choques) e ao piso e tapetes da sua casa, que podem fazê-las escorregar. As atividades no quintal e na piscina também devem ser monitoradas.

Limpeza e organização

Agora mais do que nunca, é importante que as crianças participem das tarefas de limpeza e organização do lar. Afinal, são esses hábitos que vão manter sua casa protegida contra micro-organismo e doenças como o coronavírus, além de ensiná-las algumas responsabilidades.

Veja como desinfetar areia de parque infantil

Faça uma programação diária para a rotina dos pequenos que inclua tarefas simples, como organizar brinquedos no quarto, arrumar a cama, varrer a casa, recolher e estender roupas, limpar o quintal etc. Tudo isso pode ser feito de um jeito leve e lúdico, que engaje e respeite o ritmo dos pequenos.

Uma ideia bacana para esse período é ler sobre o assunto e tentar aplicar técnicas do Método Montessori, que prega a liberdade e a autonomia na educação e desenvolvimento das crianças.

Convívio familiar fortalecido

Por fim, nossa última dica é que você procure dar atenção às dúvidas e angústias das crianças, que podem ficar frustradas, assustadas e confusas com essa mudança repentina na rotina.

Dedicar-se ao convívio familiar e fortalecer os vínculos são cuidados muito importantes nessa hora, de modo a criar um ambiente seguro e acolhedor para os pequenos nessa fase difícil e turbulenta.

Conheça 5 brincadeiras de interação entre pais e filhos

O que você achou das dicas? Compartilhe com a gente sua opinião e sugestões. Até a próxima!

Deixe um comentário