Como incentivar o esporte para crianças?

Esporte para crianças

Os pais e avós costumam ter boas memórias dos jogos e das brincadeiras, de estar um pouquinho longe das telas. O mundo online pode ajudar em muitos fatores na criação das crianças, mas não há nada que traga tantas vantagens para o desenvolvimento infantil como o esporte.

Além de ajudar a desenvolver o sistema motor e a criar coordenação motora, existem muitos outros benefícios:

  • Traz conscientização do trabalho em equipe;
  • Estimula a criança viver uma vida mais saudável;
  • Promove a criação de novas amizades;
  • Ajuda a desenvolver capacidades físicas;
  • Ajuda no desenvolvimento do raciocínio rápido;
  • Traz aprendizados sobre higiene, saúde e outras responsabilidades.

Se você quer incentivar o esporte para crianças e não sabe muito bem como, aqui estão algumas dicas para mostrar para os seus pequenos como praticar esportes é legal!

Trate o esporte como brincadeira

A partir dos 5 anos os especialistas já consideram saudável que as crianças pratiquem esportes com regularidade, mas não é recomendado que se exija disciplina das crianças nessa idade.

Ao tratar o esporte como brincadeira e como mais uma opção de divertimento, o momento torna-se mais atrativo para os pequenos. Vale a pena animá-los para o dia de praticar algum esporte na semana, além de também se divertir com eles.

Mas não se preocupe: caso seu filho ganhe muita afinidade com algum esporte em específico, a partir dos sete anos já é comum que se possa exigir certa disciplina e comprometimento. É nessa idade que as crianças começam a participar de competições, por exemplo.

Deixe seu filho experimentar

Tudo bem que você seja apaixonado por futebol, mas talvez seu filho não goste tanto assim do esporte. Ou seja, deixe as crianças experimentarem diferentes esportes, até ganharem afinidade com algum e realmente realizarem com prazer.

Essa é uma ótima dica para você não desanimar na primeira tentativa. Se os pequenos não gostaram de determinado esporte, tente outro e assim por diante. Com certeza você encontrará uma atividade atrativa para seus filhos!

Como ensinar futebol para crianças? Saiba tudo que é preciso!

Pratique esportes com as crianças

Você já deve saber como os seus filhos se espelham em você, não é? Isso vale para a alimentação, para a educação e não seria diferente com os esportes. Que tal transformar a prática de esportes em uma atividade de família?

Ao ver que você está feliz e se divertindo com aquela atividade, as crianças verão este momento com outros olhos, muito mais positivos. Se divirta com eles sem pressão e sem cobranças, mas realmente aproveitando os momentos saudáveis em família!

Brincadeiras ao ar livre para crianças: 6 dicas infalíveis para animar a garotada!

Melhores esportes para praticar na infância

Não sabe por onde começar para incentivar as crianças a praticarem esportes? Confira quais são os melhores esportes para crianças:

  • Natação: pode ser praticada desde bebê, com o acompanhamento dos pais, e ajuda a tratar problemas respiratórios e a desenvolver coordenação;
  • Futebol: traz bastante noção de espaço, respeito pelas pessoas e desenvolvimento do porte físico;
  • Dança: é incrível para gerar flexibilidade, agilidade e maior força. Pode ser iniciada até mesmo antes dos cinco anos;
  • Artes marciais: além das noções de defesa pessoal e reflexo rápido, promovem noções de disciplina e respeito.

Agora é só começar! Boa sorte com a prática de esporte para crianças. Temos certeza que gerará bons frutos! Confira também: como montar um espaço de futebol KIDS!

Deixe um comentário