Brincadeiras para sala de aula: 4 ideias para fazer com seus alunos!

Brincadeiras para sala de aula

Se você é professor e está em busca de novas dicas de brincadeiras para sala de aula , esse post é para você! Atividades divertidas e bem aplicadas estimulam alguns aspectos do comportamento das crianças, como a atenção, a criatividade, o raciocínio lógico, o equilíbrio e a memória.

Confira as 4 brincadeiras que nós, da Bestplay, selecionamos para agitar ainda mais a sua turma. Vamos lá?

1 – Passa, passa três vezes

A criançada adora brincadeiras com adivinhação. Mas, nesse caso, quem conhece o gosto dos coleguinhas vai levar vantagem!

Indicado para pequenos a partir de 5 anos, essa recreação pode ser realizada no pátio em uma sala de aula maior, com cinco participantes, no mínimo. Secretamente, duas crianças definem um tema, com, por exemplo, um time de futebol. Em seguida, definem qual time cada uma irá escolher.

Elas dão as mãos formando um túnel por onde os demais colegas passam, cantando: “Passa, passa, passa três vezes / O último que ficar / Tem família com filhos / Que não pode sustentar”.

Quando terminar a canção, as duas crianças que formam o túnel abaixam os braços e prendendo o coleguinha que está passando na hora.

Sem que o restante da turma escute, o que foi preso pelos colegas responde à pergunta: “Qual o time?” Depois que responder, ele se retira da fila e vai para trás do colega que representa o time escolhido. Ganha a brincadeira quem tiver mais participantes atrás de si no final.

2 – Detetive

Essa brincadeira vai agitar a turma inteira e  estimular a atenção e a agilidade da garotada! Indicado para pequenos a partir de 10 anos,  essa recreação pode ser realizada tanto no pátio como na sala de aula, com seis participantes, no mínimo.

Em um grupo, as crianças devem sortear secretamente quem ficará com as funções de detetive, assassino e  vítima. O assassino deve “matar” cada uma das vítimas dando uma piscada do olho, enquanto o detetive deve tentar identificar o responsável pelos crimes. O jogo termina quando o detetive encontrar o assassino ou quando todas as vítimas “morrerem”.

3 – Bingo dos 9

Para estimular o raciocínio matemático de um jeito divertido, o bingo dos nove números funciona através das quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão). Para começar, cada aluno ganhará uma cartela com 9 espaços em branco e precisa escolher números entre 1 a 36 para colocar em cada campo.

Depois de pronto, a brincadeira acontece com você rolando dois dados e dizendo os números em voz alta. Os alunos precisam usar esses números nas quatro operações matemáticas para ver se alguma delas gera um resultado que tenha sido marcado na cartela. Se sim, bingo!

Veja como ensinar tabuada para as crianças de um jeito divertido!

4 – Tudo com a mesma letra

Essa é uma brincadeira que estimula o raciocínio, a criatividade e a agilidade mental. Indicada para ser realizada em sala de aula para turmas pequenas ou grandes.

Com todos os alunos em círculo, o professor vai pedir a um voluntário que fique em pé para responder a algumas perguntas. O objetivo é que ele dê exemplo de palavras que comecem com a letra que o professor pedir.

Exemplo com a letra M:

  • Seu nome: Mariana
  • Profissão: Médica
  • Cidade onde nasceu: Minas Gerais
  • Onde vai morar: Manaus
  • Nome de três irmãos: Miguel, Maria e Mário

Qualquer hesitação na resposta ou erro por parte do aluno, escolhe-se outro voluntário, até onde o professor considere interessante continuar com a brincadeira.

Gostou de conhecer diferentes brincadeiras para sala de aula? Todas elas, além de diversão, priorizam o desenvolvimento de alguma habilidade em nossos pequenos. Se você tiver mais sugestões para nós, deixe aqui nos comentários!