5 cuidados com crianças no verão

Verão com crianças

Ah, o verão… Para muitos, a estação mais aguardada do ano! Época de férias escolares, tardes à beira da piscina e veraneio na praia! Porém, nem tudo é alegria nesta época. O calor e o sol forte podem causar alguns inconvenientes, como insolação, indigestão, infecção alimentar, alergias, entre outros. Portanto, fique atento aos cuidados com as crianças no verão para aproveitar com seus filhos as delícias da estação sem preocupações! 😉

1 – Exposição solar

O verão favorece a prática de exercícios e atividades ao ar livre. Sejam banhos de piscina, um fim de semana de relaxamento à beira-mar, passeios de bicicleta, patinete ou roller, partidas de futebol e vôlei, entre outros!

Porém, o risco é exagerar na exposição ao sol, podendo provocar queimaduras e até insolação nas crianças. Situações chatas que estragam qualquer passeio, né? 🙁

Portanto, a dica é seguir as recomendações médicas e manter os pequenos longe do sol entre as 10h e as 16h. Sem esquecer do filtro solar!

2 – Alimentação saudável

A alimentação é outro cuidado importante com as crianças no verão. Claro que uma dieta saudável baseada em vegetais, legumes, frutas e grãos deve ser seguida o ano inteiro, mas o verão exige ainda mais atenção!

O calor pede alimentos leves, frescos e com muitas fibras para facilitar a digestão (como milho, feijão, lentilha, aveia, maçã, pêssego e pêra). Excesso de carboidratos e alimentos gordurosos não caem muito bem.

Saladas com tomates, cenoura, repolho, folhas verdes e legumes, carnes magras grelhadas e receitas com ingredientes da estação também são uma boa pedida. A dica é fazer pratos coloridos e divertidos para estimular o paladar das crianças!

3 – Ingestão de líquidos

O cuidado com a hidratação das crianças é imprescindível no verão. Com tanta diversão e brincadeiras, muitas vezes os pequenos esquecem de tomar água. Aí podem aparecer os sinais típicos da desidratação: dor de cabeça, cansaço, mal-estar e indigestão.

Para evitá-los, a dica é levar garrafas de água na mochila e oferecer às crianças com frequência. Você pode preparar também sucos naturais de frutas e chás gelados para manter a hidratação em dia.

4 – Prevenção de insetos e fungos

As temperaturas altas favorecem a proliferação de insetos e fungos que podem causar picadas dolorosas e infecções na pele. Os fungos mais comuns no verão podem causar micoses em áreas quentes e úmidas do corpo, como virilha, axilas e entre os dedos dos pés. Algumas também afetam as unhas.

Por isso, a dica é higienizar e secar bem os pés, dando atenção especial aos dedos; sempre usar chinelos (principalmente em piscinas públicas); e não ficar com roupas úmidas por muito tempo.

Para combater os insetos, a solução é aplicar produtos repelentes em todo corpo antes de dormir e em regiões com muita vegetação em volta.

5 – Cuidado com acidentes

Por fim, prevenir os acidentes comuns da temporada é mais um dos cuidados importantes com as crianças no verão. Machucados em jogos, quedas de bicicleta e patins e estripulias nas árvores são muito mais comuns nesta época.

Então, a dica é ficar sempre de olho nas brincadeiras das crianças e investir em equipamentos de segurança, como capacete, joelheira e cotoveleira. Na praia, seu filho pode usar uma pulseirinha de identificação com nome e contato para caso ele se perca!

Bem, depois de ler nossas dicas de cuidados com as crianças no verão, você pode curtir agora o melhor da estação com mais leveza e tranquilidade.

Veja mais dicas sobre férias com crianças e ideias de passeios! 😄

Deixe um comentário