Restaurante com espaço infantil: dicas de como montar Espaço Kids

espaço kids em restaurante

Fonte: Whats On Xiamen

Para quem tem filhos pequenos, os restaurantes com espaço infantil são a opção número #1 na hora de sair. Afinal, qual pai não adora a ideia de ir a lugares que recebam tão bem seus filhotes a ponto de ter um cantinho dedicado só para eles?

Todos saem ganhando com esse tipo de ambiente: os pequenos ficam entretidos da melhor forma possível, enquanto isso os pais aproveitam uma boa refeição na companhia de outros adultos. Então, que tal mudar o seu restaurante, bar etc e adotar um espaço infantil? Confira nossas dicas e saiba como montar um espaço kids!

Como montar um espaço kids em restaurantes e outros estabelecimentos

Um espaço infantil em restaurantes, bares e outros estabelecimentos é tudo de bom: com os pequenos felizes e entretidos antes e depois da refeição, os pais se sentem mais a vontade para permanecer mais tempo no estabelecimento – e assim crianças, adultos e empresários saem ganhando!.

Porém, criar esse tipo de espaço requer alguns cuidados e, além disso, bastante planejamento – principalmente se você já possuir um restaurante estabelecido que demandará adaptações. Confira abaixo o passo a passo de como montar um espaço kids:

Defina o local:

O ideal é que o espaço kids seja um ambiente pensado já a partir do o projeto inicial do restaurante, feito por um arquiteto ou engenheiro. Se esse não for o caso, será necessário planejamento para escolher o cantinho ideal.

De preferência, não monte o espaço infantil em áreas com grande fluxo de pessoas, como cozinha ou banheiro. O ideal é que essa área fique em um local mais calmo e, ao mesmo tempo, acessível e à vista dos pais para que possam supervisionar a brincadeira dos pequenos.

Segurança em primeiro lugar:

Para evitar acidentes e manter o local seguro, é importante tomar alguns cuidados. Contar com piso emborrachado e antiderrapante é essencial e, além disso, é preciso que ele também seja antialérgico.

Outro aspecto importante é o mobiliário, que deve ter quinas arredondadas e estar fixo no chão – com a exceção de cadeiras e puffs. Também é necessário ficar atento à disposição dos brinquedos: mantenha uma área de circulação no espaço para garantir assim mais segurança.

Para todas as idades:

Para que todos os pequenos que frequentam o estabelecimento sejam incluídos no espaço kids, é importante pensar em brinquedos e móveis adequados para todas as idades.

Além disso, certifique-se que os móveis respeitem a ergonomia das crianças; portanto, tenha mesas e cadeiras de diversos tamanhos. Para fazer isso, móveis mais democráticos, como puffs e banquinhos, são uma ótima pedida.

Decoração lúdica:

Se há uma combinação que dá certo, é união de espaço infantil com decoração lúdica, – por isso, vale a pena investir nesse aspecto. Pintar as paredes de colorido ou de tinta louça é uma ideia bacana, mas nem sempre viável; nesses casos, uma alternativa é apostar nos próprios brinquedos do ambiente para criar a decoração. Invista em mesas, cadeiras e puffs coloridos, estantes em formatos divertidos, quadro negro com desenhos, tapetes diferentes e mais.

Supervisor sempre presente:

Ter um monitor para supervisionar os pequenos enquanto brincam é ideal para que os pais sintam-se mais seguros – e, assim, permaneçam mais tempo no restaurante. Se a sua ideia é manter os clientes confortáveis e estimulá-los a frequentar por mais tempo o seu estabelecimento, vale a pena investir na contratação de um profissional para entreter e monitorar as crianças enquanto os pais aproveitam a refeição.

Cuidado com a higiene:

Os pequenos adoram colocar os brinquedos e/ou as mãos na boca durante as brincadeiras, portanto, é muito importante ficar atento a higiene do espaço e de seus objetos. A melhor solução é optar por brinquedos de plástico ou outros materiais fáceis de limpar e secar. Isso aliado à uma limpeza periódica – no mínimo 2 vezes ao dia, dependendo do horário de funcionamento do estabelecimento e do número de crianças – garante a higiene do espaço.

Brinquedos para espaço kids: como escolher e quais as melhores opções

Na escolha dos brinquedos para espaço infantil, quanto mais variedade, melhor. Como a idade das crianças que frequentam esse ambiente pode variar, o ideal é ter um pouquinho de tudo, com muitos brinquedos democráticos.

Mesas e cadeiras acompanhadas de desenhos e livrinhos para colorir são essenciais. Além delas, quadro negro e giz, bonecos e fantoches também são ideais para entreter os pequenos – e ainda por cima são opções mais versáteis, indicados para todas as idades.

Se o ambiente contar com um espaço extra, também vale investir em brinquedos maiores, como escorregadores e piscina de bolinhas para as crianças mias novas se divertirem. Os brinquedos indicados abaixo têm tamanhos reduzidos e por isso são ideais para esse tipo de espaço interno.

Se o orçamento for maior, invista em videogames e uma televisão para passar desenhos, tudo isso acompanhado de vários puffs maiores para deixar as crianças confortáveis. Para manter tudo organizado (o que é fundamental), tenha estantes e organizadores em que sejam agrupados os brinquedos. Assim o espaço infantil se torna mais apresentável e colorido.

Montar um espaço infantil em restaurantes, bares, mercados e outros estabelecimentos não é tão difícil quanto parece, menos ainda um investimento perigoso se avaliado o seu custo-benefício. Inicialmente o valor de investimento pode até parecer alto, mas com certeza será compensando no futuro, quando cada vez mais clientes entrarem e saírem do espaço satisfeitos por terem todos os membros da sua família – até a criançada – bem atendidos.

2 Comentários
  1. qual e o custo para iniciar .

    • Olá, Celeide!

      O custo inicial varia conforme o estilo e tamanho do Espaço Kids do qual a senhora montará.
      Adquirindo mesinha com cadeira, piscina de bolinhas, lousa para desenho e escorregador, haverá um custo inicial de em média R$ 2.000,00.
      A senhora poderá consultar os produtos dos quais mais lhe agradam diretamente em nossa loja online, em http://www.bestplay.com.br.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Bestplay

Deixe uma resposta