Qual criança que não adora brincar fora de casa, né? Seja em um parquinho ou no próprio pátio de casa, a criançada se diverte brincando ao ar livre. E além de toda a diversão, esse tipo de recreação também é saudável, tanto pela questão física quanto pelo desenvolvimento mental dos pequenos.
Que tal garantir essa diversão e estimular a curiosidades dos pequenos todos os dias, incentivando a criação de um playground no seu condomínio ou na creche dos seus filhos? As ideias são muitas e o cantinho vai poder ser personalizado bem ao gosto das crianças do prédio ou da escolinha.
Escolha um bom lugar para o playground
De preferência, escolha um espaço ao ar livre, amplo e que não pegue muito sol. É super importante levar em conta os horários de maior incidência solar nesse local e os horários em que os pequenos estarão brincando. Por isso, antes de escolher o local, avalie bem as condições desse espaço.
Quais brinquedos escolher para um playground divertido
Existe uma infinidade de brinquedos que você podem ser escolhidos para o playground da criançada, e aí vai depender da preferência dos pequenos e do espaço disponível. Já existem vários brinquedos que são integrados – de um lado é escorregador, do outro é balanço -, e são uma ótima opção para quem não dispõe de muito espaço.
Mas além do espaço e da preferência dos pequenos, é preciso ficar atento a qual o tipo de material do playground: existe uma indicação referente a faixa etária. Confira qual tipo de material é mais indicada para qual idade:
- Polietileno: o playground de plástico é mais indicado para crianças menores. Super coloridinhos e com as bordas arredondadas, eles costumam ter até 2m de altura e devem ser instalados em locais que tenham o piso firme, como gramados, por exemplo.
Dica da Bestplay: o Petit Play com Balanço da Freso é super completo: ele tem escorregador, dois balanços, portinha medieval e mais um montão de coisas legais para a criançada se divertir.
- Madeira: o playground de madeira ou playground de tronco é mais indicado para crianças de 3 a 8 anos de idade. Também costumam ter até 2m de altura e são bastante indicadas para locais que tenham areia no chão.
Dica da Bestplay: o Playground de Madeira da Brinquelândia é um verdadeiro mundo de diversões. Com 13 brinquedos agregados, esse parquinho de alegrias conta até com um escorregador estilo bombeiros.
- Ferro: indicado para crianças acima de 10 anos, o playground de ferro costuma ter até 2,50 de altura e é destinado, principalmente, à playgrounds que terão um grande fluxo de crianças brincando.
Dica da Bestplay: com esse conjunto Brinquedos de Ferro você leva dois balanços, duas gangorras, um escorregador e um gira gira, tudo para seu playground ficar super divertido e colorido.
Segurança em primeiro lugar
Além de escolher o tipo de brinquedo ideal, é essencial escolher um piso adequado para esse espaço. Por ser um espaço de diversão, é normal que as crianças corram, brinquem, pulem e fiquem agitadas enquanto no playground. Então, para evitar que os pequenos resvalem, caiam e se machuquem, é preciso um piso adequado, seguindo as normas ABNT de segurança para playgrounds.
Existem algumas opções no mercado, como o tapete de grama sintética e o piso emborrachado EVA. Ambas são ótimas soluções de piso para playground, sendo antiderrapantes e amortecendo impactos; entretanto, a grama sintética é a mais indicada para o ambiente externo, visto que ela não retém sujeiras, é antibacteriana, antifúngica e não queima, nem esquenta no sol.
Dica da Bestplay: Grama Sintética de 20mm, super segura, higiênica e ideal para ambientes externos e internos.
Como montar um playground em ambientes fechados
Se você acha que o playground só pode ficar em ambientes externos, está enganado. Com um pouquinho de espaço e ideias criativas é possível, sim, criar em ambientes fechados um espaço tão mágico quanto o playground ao ar livre. Basta só soltar a imaginação e investir em uma decoração lúdica e que deixe o cantinho agradável.
gostaria de saber o preço do escorregador com dois balanços e uma cesta de basquete.