5 atividades para ensinar ciências para crianças

Ciências para crianças

Brincadeiras e dinâmicas são ótimas ferramentas para a educação. Atividades para ensinar ciências para crianças e outras matérias “mais complexas” tornam o aprendizado leve, divertido e prazeroso.

Veja algumas atividades simples de ministrar com os pequenos que podem contribuir imensamente para a assimilação de conteúdos científicos.

1 – Plantar feijão no pote

Uma das atividades para ensinar ciências mais clássicas nas escolas é a de plantar uma semente de feijão em um pote (ou recipiente) e observar o crescimento e o desenvolvimento da planta.

Os únicos materiais necessários para esse experimento são: um pote tipo de geléia transparente (ou qualquer outro que possa ser reutilizado) e algodão.

Estimule as crianças a colocar a mão na massa e plantar a sementinha por conta própria, com todos os cuidados para que a plantinha germine de forma saudável.

É uma atividade excelente para estimular a curiosidade e a paciência nos pequenos, além de ser uma forma bonita de ver nascer uma nova vida. ❤️

2 – Observar o ambiente

Não é preciso ir muito longe para encontrar atividades interessantes para ensinar ciências às crianças. Os fenômenos naturais estão por toda tarde — inclusive nas cidades, nos parques e nas praças. Bem pertinho da gente!

Por isso, leve os pequenos para um passeio em diferentes áreas da cidade e estimule a observação e a percepção da natureza. Traga “problemas” para eles resolverem (por exemplo: de onde vem a chuva? Por que o céu é azul?) e escute seus palpites.

Lembrando que a curiosidade, a imaginação e a criatividade humana para explicar e compreender o mundo e os fenômenos que nos rodeiam sempre foram a base do conhecimento científico. 😉

3 – Fazer um vulcão em erupção

Que tal mostrar de forma simples e ilustrativa fenômenos geológicos complexos como a formação de vulcões em erupção, que deram origem a montanhas, cânions, cordilheiras e outras formações naturais no mundo todo?

Basta preparar uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio, duas substâncias que reagem entre si, causando uma pequena “explosão”. Isso deve ser feito garantindo a segurança de todos, é claro.

As crianças vão ficar fascinadas ao assistir ao vulcão em erupção! É uma oportunidade para explicar um pouco de química e como funciona a interação entre diferentes elementos.

4 – Construir uma bússola

Muitas crianças já viram bússolas sendo usadas em filmes antigos de aventura. Mas será que elas sabem como o objeto funciona —  e para que serve?

Uma das atividades para ensinar ciências e orientação espacial é construir uma bússola caseira! Você só precisa de um copo cheio de água, um imã, uma agulha e um quadradinho de papel alumínio do tamanho da agulha.

Deposite o papel na água (garantindo que ele boie), friccione o ímã sobre a agulha algumas vezes e depois coloque a agulha em cima do papel. Ela vai se mexer e apontar para o Norte. Hora de explicar aos pequenos sobre direções e pontos cardeais!

5 – Expor espécies de plantas

Que tal colher diferentes espécies de plantas e expô-las em quadros/mesas/armários, nomeando cada peça, como em um museu natural? Vale também selecionar pedras, conchas e outros elementos para compor a exposição.

É uma ótima atividade para ensinar ciências biológicas às crianças, uma vez que a observação e a categorização dos elementos da natureza ajudam a organizar e consolidar o conhecimento! Além de o resultado ficar uma composição muito bonita! 😍

E aí, gostou das dicas para estimular o aprendizado científico na infância?

Agora, conheça também algumas brincadeiras sensoriais para desenvolver a cognição desde os primeiros anos de vida dos pequenos!

Deixe um comentário