7 brincadeiras para dia chuvoso em apartamento

brincadeiras para dias chuvosos
brincadeiras para dias chuvosos

Fonte: Gazeta do Povo

Um dia chuvoso é uma grande decepção para as crianças que adoram uma boa brincadeira ao ar livre, principalmente, para aquelas que moram em apartamentos, já que o espaço normalmente é reduzido, se comparado com uma casa. Nessas horas, a missão dos pais se torna evitar que a criança fique entediada, o que pode ser desafiador para muitos!
Pensando nisso, trouxemos 11 dicas de brincadeiras para dia chuvoso em apartamento, que podem quebrar o tédio e animar tanto seu filho ou sua filha e até você!

1 – Telefone sem fio

Perfeita para desenvolver a audição, concentração, oratória e memória. Na sala, reúna-se com a criança e outros integrantes da família e forme um círculo ou uma linha reta. O primeiro jogador pronuncia uma mensagem no ouvido do próximo que será repassada adiante. No final, o último a receber a mensagem deve pronunciar a mensagem em voz alta.

Opcional: se estiver correta, a brincadeira segue; caso esteja errada, o primeiro jogador pode falar um mico para os demais fazerem.

2 – Mímica

Uma brincadeira simples, mas divertidíssima! Um jogador deve pensar em um animal, objeto, lugar ou personagem e por meio de gestos e imitações, dentro de um minuto, fazer o(s) outro(s) jogador(es) adivinhar(em) qual é a imitação. Perfeita para desenvolver a criatividade e o raciocínio da criança. Pode ser jogada a partir de dois jogadores.

3 – Quem sou eu?

Para crianças alfabetizadas, considere escrever em um post-it o nome de algum personagem, filme ou lugar (real ou fictício). Para crianças não alfabetizadas, você pode usar alguma imagem ou figurinha.

Cada um deve colar o post-it na testa do outro participante. Agora, é hora de adivinhar quem se é! Cada participante tem direito a uma pergunta, como: “eu sou uma mulher?” e o outro participante só pode responder sim ou não. Vai render boas risadas!

4 – Brincadeiras manuais (com reciclagem)

A ideia é usar o reaproveitamento para brincar e criar os mais diversos objetos através da imaginação. O mais indicado é que você possa acompanhar seu pequeno durante a atividade. Caso não seja possível, oriente-o sobre o que pode ou não fazer, cuidando para não haver materiais tóxicos ou cortantes e supervisionando a brincadeira.

Aqui vão alguns materiais para essa missão:

Recicláveis: caixas de papelão, leite, sapato, fósforos, embalagens, palitinhos de picolé, rolos de papel higiênico, caixas de ovos e similares.

Materiais para produção: cola, canetinhas coloridas, papel colorido, tesoura (sem ponta), pincel, tinta guache, folhas de ofício, cartolina e tudo que for útil.

Agora é só soltar a imaginação: montar uma pista de corrida, desenhar ou pintar uma obra de arte, fantoches para um teatro, criar uma casinha com caixa de papelão… As possibilidades são muitas! Aqui vão algumas imagens para te deixar inspirado!

brincadeiras para dias chuvosos

Fonte: Price

brincadeiras para dias chuvosos

Fonte: Pinterest

brincadeiras para dias chuvosos

Fonte: imageneseducativas.com

brincadeiras para dias chuvosos

Atendimento educacional especializado

5 – Torre de copos

Pegue alguns copos descartáveis e transforme o que estava inutilizado em brincadeira! Em um local plano, posicione os copos em fileiras e com a ajuda do pequeno, adicione mais copos até formar uma grande torre. Se quiser pode fazer outra brincadeira depois, o boliche.

Atendimento educacional especializado

Fonte: Pinterest

6 – Cozinha Divertida

Cozinhar pode ser uma grande brincadeira, se for feito com cautela. Pergunte a criança o que ela gostaria de comer e peça ajuda a ela na cozinha. O legal é sugerir alimentos com os quais a criança possa realmente ajudar sem acidentes.

As dicas são:

  • bolos;
  • cookies;
  • brigadeiros;
  • sanduíches;
  • pão de queijo;
  • suspiros.

Alimentos feitos com massa, para que ela possa misturar e modelar sem riscos são o ideal! Também é legal montar pratos em que a criança possa modelar dando expressão facial ou formato aos alimentos, como cookies ou sanduíches com um sorriso.

7 – Missão impossível no corredor

Trazer um pouco de ação e aventura para dentro do seu apartamento, pode ser a melhor forma de animar o seu pequeno. Em um corredor, passe uma fita adesiva de uma ponta a outra da parede, até formar um grande labirinto, depois, é só desafiar quem consegue chegar ao outro lado sem encostar nas fitas. Pode ser feito com outros materiais, como o utilizado na imagem.

Atendimento educacional especializado

Fonte: Tempo Junto

Esperamos que tenha gostado das dicas. Agora, toda vez que houver aquela chuvinha não haverá tédio para o pequeno, nem preocupação para você. A diversão pode continuar mesmo dentro de casa!

Deixe um comentário