Vantagens de crianças brincarem na areia

Brincar na areia é uma atividade que as crianças amam!

Seja na praia ou num parquinho, as crianças adoram brincar com areia e se sujar construindo pontes e castelos. Mas você sabe os benefícios dessa atividade para os pequenos? Nesse artigo trouxemos algumas vantagens dessa brincadeira e como você pode estimular seu filho com ela.

Continue lendo para descobrir por que brincar na areia é tão importante para o desenvolvimento das crianças.

A importância de se brincar na areia

Apesar de ser uma atividade que envolve muita sujeira, brincar na areia é crucial para o desenvolvimento das crianças por estimular os diferentes sentidos físicos do pequeno, por exemplo, a criança consegue sentir as diferentes texturas e temperaturas com a areia com o tato.

A criança consegue realizar diferentes ações durante a brincadeira na areia, como se levantar, se sentar, se equilibrar, saltar, correr, caminhar, brincar com baldinho e fazer figuras. Tudo isso leva a criança a enriquecer seu campo de conhecimento e experimentação apenas brincando na areia, já que essa atividade é uma experiência sensorial que favorece o desenvolvimento de múltiplas habilidades.

Porém para que algumas brincadeiras fiquem ainda melhores é possível usar brinquedos próprios para areia, como caminhões, baldes, ferramentas ou ainda forminhas com figuras.

Mas nem sempre é possível ir até a praia ou a um parque que possua um tanque de areia, mas não se preocupe, existem diferentes soluções no mercado de tanques de areia infantis que podem te ajudar a propiciar essa experiência para seu filho. A vantagem de se usar um tanque é que a área da brincadeira fica bem delimitada e você pode adequar o tamanho às suas necessidades.

Benefícios de brincar com areia

Confira abaixo alguns benefícios de se brincar na areia:

  • Conexão com a natureza: A criança se envolve com um ambiente mais natural, aumentando sua curiosidade e vontade de explorar através de brincadeiras como encontrar tesouros ou construir minimundos;
  • Estimula os sentidos: As brincadeiras na areia ajudam a desenvolver capacidades motoras, equilíbrio e habilidades óculo-manuais, por exemplo, por conta das múltiplas ações que pode realizar;
  • Desenvolve habilidades sociais: Seja no parquinho ou na praia, os pequenos tendem a fazer amizades com outras crianças e brincar compartilhando os brinquedos e o espaço;
  • Aprende novos hábitos de higiene: Por ser difícil de sair, a areia pode se tornar um aliado na hora de ensinar seu filho a se limpar corretamente antes de entrar em casa ou no carro e ainda como limpar corretamente os brinquedos utilizados, fazendo com que ele seja responsável por seus pertences;
  • Desenvolve a criatividade: Qualquer coisa pode virar uma tela em branco para as crianças criarem e a areia é uma grande aliada para a criatividade delas, já que é possível criar esculturas, desenhos e inventar brincadeiras.

As crianças adoram passar um tempo brincando com areia, por isso pense em criar um cantinho para que os pequenos possam ter essa experiência.

Gostou desse conteúdo? Comente aqui embaixo e fique de olho no nosso blog para mais novidades!

Deixe um comentário