Como organizar pasta com documentos do bebê: confira dicas!

Como organizar pasta com documentos do bebê
Como organizar pasta com documentos do bebê

Fonte: Brasil Consultas

É comum ouvirmos as pessoas falando sobre como arrumar o quarto do bebê, as roupinhas e os brinquedos, mas poucos pensam em como organizar a sua documentação. Pode não parecer, mas uma pessoa tão pequena como ele já possui uma boa quantidade de papelada!

Por isso, é importante ter uma pasta para guardar esses papéis e facilitar a procura por eles quando necessário. Além, é claro, de ser uma maneira de mantê-los em bom estado por mais tempo. Então, para ajudar você nessa missão, trouxemos algumas dicas fundamentais:

Organizando a pasta do bebê

A primeira dica importante para começar a organizar é optar pelas pastas com divisórias, pois a separação por categorias facilita na hora de procurar por algum dos documentos.

Exemplos de categorias para organizar a pasta do seu filho:

  • Documentos Pessoais: nessa divisória, você pode colocar a certidão de nascimento do bebê, RG, passaporte (se possuir) e a carteirinha de vacinação! Esses são papéis muito importantes e muito comuns de serem esquecidos em alguma gaveta ou canto da casa.
  • Exames: outra categoria que você deve adicionar. Se achar necessário uma organização ainda mais minuciosa, ordene os exames por datas
  • Receituários e Fichas médicas: sempre que precisar ter acesso a receitas que o pediatra do bebê já usou, ou as fichas de peso e altura, pense nessa divisória para facilitar sua procura.
  • Creche: quando o bebê já frequenta creches ou escolinhas, é interessante ter essa categoria dentro da pastinha. Tanto para guardar a documentação da instituição, como para os bilhetes mensais (ou diários) sobre o comportamento e rotina do seu filho.

Você também pode adicionar outras divisões na pastinha do seu bebê conforme julgar melhor para o seu acesso. E quando ele entrar no pré-escolar, comece uma nova pasta, mas esta será apenas para os trabalhinhos dele!

Pasta de documentos da mamãe

Você também pode ter uma pasta apenas para organizar a sua papelada referente ao período de gravidez. Por exemplo:

  • Exames: para essa categoria, você pode organizá-la com subdivisões dos meses do ano, para guardar seus exames referente a cada data.
  • Documentação hospitalar: a papelada referente ao parto, internação e as primeiras informações sobre o bebê..
  • Outros: a pastinha também pode ser aproveitada para guardar lembranças de nascimento, bilhetinhos fofos, trabalhos da escola e outras datas comemorativas!

Um cuidado importante: evite colocar as pastas de documentação em gavetas de móveis com cupins, ou em lugares onde há traças, para não correr o risco de estragar os papéis com furos e cheiros.

Agora que ficou mais fácil de organizar a pasta com documentos do seu bebê, é só pensar em quais categorias você acha necessário adicionar a pasta. Quer mais dicas de organização? Dá uma olhadinha em como organizar brinquedos em caixas de papelão!

Deixe um comentário