Por que ter um playground no condomínio?

Playground condomínio

Por que ter um playground no condomínio? Você já se deu conta da quantidade de benefícios que este tipo de espaço oferece?

Muito mais do que apenas brincadeira e diversão, o playground é uma área de lazer e convívio que contribui (e muito) para o desenvolvimento das crianças. Veja por quê!

Novas habilidades motoras

Por trás cada atividade ou brincadeira que parece apenas lúdica, há inúmeras habilidades sendo desenvolvidas.

Falando do playground, especialmente, as habilidades motoras são intensamente trabalhadas.

Pense nas atividades que as crianças realizam neste tipo de espaço: andar de balanço, deslizar no escorregador, equilibrar-se na gangorra, subir escadas, escalar redes…

Para fazer tudo isso, várias partes do corpo e diversos grupos musculares são movimentados, ajudando os pequenos a desenvolver força, reflexo, equilíbrio, condicionamento cardiorrespiratório e muito mais.

Ou seja, além de lazer e diversão, brincar no playground também é uma forma de cuidar da saúde física das crianças!

Habilidades sociais e cognitivas

O playground oferece interações que complementam o desenvolvimento das crianças também nas áreas cognitiva e comportamental.

Isso porque o playground acaba sendo também um espaço de convívio e estabelecimento de relações sociais.

As crianças aprendem a conversar, repartir e chegar a acordos para dividir os brinquedos. Elas riem juntas, inventam novas brincadeiras, formam grupos e alianças. Tudo isso estreita os laços de amizade.

Além disso, os benefícios cognitivos são incontáveis. Brincar no playground ajuda a desenvolver habilidades como criatividade, curiosidade, resolução de problemas, agilidade, raciocínio lógico e outros!

Não é à toa que praticamente toda escola infantil tem um espaço de lazer e diversão para as crianças e um período reservado para elas brincarem e socializarem de forma livre.

Ou seja, os educadores sabem o quão importante é este tipo de estrutura para o desenvolvimento saudável na infância.

Bem-estar mental e emocional

Por fim, além de todos os benefícios listados acima, o playground também ajuda muito no bem-estar mental e emocional dos pequenos.

Isso porque, para um bom desenvolvimento da saúde mental — que inclui sentimentos de aceitação, pertencimento, boa autoestima, redução da ansiedade e de emoções negativas —, as crianças precisam de momentos de lazer e socialização diariamente.

Por isso, nada melhor do que ter um playground no condomínio para proporcionar estes momentos às crianças de forma segura e prática.

Afinal, nem sempre a rotina permite levar os filhos à parques, praças ou na casa dos amigos. Então, a solução pode estar no seu próprio quintal!

Conclusão

Se o seu condomínio ainda não possui um playground para crianças, que tal levar estes argumentos aos moradores e responsáveis pelo prédio para tentar conquistar um espaço assim?

Certamente fará uma enorme diferença no desenvolvimento e no bem-estar dos seus filhos e também da comunidade!

Veja agora 15 modelos de brinquedos para condomínio que garantem diversão e segurança e inspire-se!

Deixe um comentário