Descubra quais os benefícios dos animais de estimação para as crianças!

animais de estimação são uma ótima parceria para crianças!

Tem crianças em casa e quer adotar um animalzinho de estimação? Ou então você já tem um pet e está para ter um bebe e quer saber se pode juntar os dois? Não se preocupe! Existem vários estudos que falam que animais de estimação para crianças só fazem bem.

Nesse post vamos trazer quais benefícios seu filho pode ter em conviver com animais de estimação e ainda falar quais cuidados você precisa ter para proporcionar uma convivência saudável entre os dois. Continue lendo para saber mais sobre os benefícios dos animais de estimação para as crianças!

Benefícios de animais de estimação para crianças

Um dado muito conhecido é que os bichinhos ajudam a fortalecer o sistema imunológico da criança, mas você sabia que eles também podem ajudar a prevenir a obesidade infantil? Isso porque a criança estará sempre se movimentando e brincando com o pet. 

 

Outro benefício é que a criança desenvolve mais rapidamente as noções de companheirismo e responsabilidade, já que precisará respeitar e cuidado do companheiro animal. Fora claro que quando uma criança cresce com animais de estimação, ela tende a se tornar um adulto com mais habilidades sociais.

 

Existem inúmeras vantagens para a criança e para a família ao se ter um animal de estimação em casa. Listamos mais algumas para você:

 

  • Maior controle emocional: seu filho conseguirá desenvolver habilidades como autocontrole, socialização e capacidade afetiva, pois ter um companheiro ensina a interpretar os sentimentos e necessidades do outro, o que ajuda a trabalhar empatia, além do estímulo à comunicação não verbal e do carinho com o próximo;

 

  • Ajudam no desenvolvimento: ter um animal estimula a criança mental e fisicamente, já que a relação com os animais faz com que as crianças tentem várias vezes a realização da mesma atividade, o que aperfeiçoa habilidades motoras; 

 

  • Os animais ajudam a controlar o estresse: por serem terapêuticos são de grande ajuda para crianças com problemas físicos ou neurológicos. A companhia do animal pode ajudar a relaxar e acalmar a criança; 

 

  • Ajudam a ensinar a criança valores de vida: ter um pet é uma maneira de transmitir lições importantes para seus filhos sobre nascimento, reprodução, acidentes e outros acontecimentos marcantes, por exemplo, quando um bichinho morre ou se perde, elas têm contato com o luto, o que será útil no futuro durante o decorrer da vida.

Cuidados que devem ser tomados

Mesmo com todas as vantagens, não podemos apenas colocar a criança e o pet juntos sem tomar alguns cuidados. Por exemplo, é importante que crianças pequenas sejam supervisionadas enquanto brincam com o animal.

 

Outro cuidado muito importante é com a higiene, tanto do animal quanto da criança. Mantenha o bichinho sempre livre de pulgas e carrapatos e realize visitas regulares ao veterinário. Já com seu filho, lembre-se de lavar suas mãos depois das brincadeiras e ficar atento a possíveis alergias.

 

Agora se você tiver dúvidas se seu animal vai conviver bem com a criança procure ajuda de um profissional. No mais, animais de estimação para crianças é só diversão!

 

Agora que já vimos como é bom ter pets e crianças convivendo juntas e os cuidados que devem ser tomados, diz pra gente o que achou? Acompanhe nosso blog para mais posts como esse!

Deixe uma resposta