5 atividades que melhoram a concentração das crianças

Descubra aqui as melhores atividades para concentração das crianças

Se concentrar pode ser uma tarefa difícil para crianças. Normalmente, elas passam a se concentrar mais ao longo dos anos, de três a cinco minutos a mais em cada ano de sua vida. Dessa forma, uma criança de cinco anos pode ser capaz de se concentrar por cerca de 15 minutos, enquanto uma de 10 anos pode se manter concentrada na tarefa por quase uma hora.

No entanto, muitas crianças acham difícil manter a concentração mesmo em curtos espaços de tempo, especialmente se a atividade em que estão trabalhando não as envolve ou se houver muitas distrações. Por isso, separamos algumas estratégias em forma de atividades para concentração para se trabalhar com os pequeninos. Confira!

1. Atividades de construção

Uma das atividades de concentração populares para crianças inclui a construção. Este é um tópico amplo que você pode personalizar para a sua sala de aula e para as necessidades específicas dos pequenos. Ajuda a melhorar a capacidade de atenção e concentração para dar às crianças uma meta e materiais de construção.

Por exemplo, distribua cartas de baralho e peça às crianças que vejam qual time pode construir um castelo de cartas mais alto antes que ele caia. As mais novas podem usar blocos de diferentes formas e cores para trabalhar individualmente. É possível atribuir um projeto para construção de modelos de arranha-céus usando pedaços de espuma, cola, tinta e marcadores.

2. Jogos de memória

Os jogos de memória são algumas das atividades de concentração mais populares para os pequenos. Escolha um jogo de memória que use formas 3D e não apenas cartões de imagens para agradar várias abordagens de aprendizagem. Se você não conseguir encontrar um jogo com formas 3D, cartas com imagens vibrantes também funcionam muito bem.

3. Atividades cronometradas

Os jogos cronometrados não são apenas atividades para concentração versáteis para melhorar a atenção das crianças, mas também são muito atraentes para os alunos porque querem vencer o cronômetro.

Dê a cada uma delas um quadro branco e um marcador e, em seguida, escolha uma palavra-mestre de um chapéu, coloque 1 minuto no relógio e peça aos pequenos que escrevam quantas palavras puderem das letras da palavra-chave. Aquele que acertar o maior número de palavras ganha a competição.

4. Atividades de sequenciamento

Há uma correlação positiva entre a capacidade de sequenciamento e os níveis de foco nas crianças, tornando-os as atividades perfeitas para melhorar a atenção e a concentração delas.

Os pais podem administrar planilhas, materiais ou planejar discussões em classe sobre o sequenciamento de histórias. Crianças mais novas podem colocar fotos vibrantes em ordem para sequências dos dias da semana, estações do ano, rotina diária ou até mesmo sua própria rotina de sala de aula.

5. Atividades para momentos de silêncio

Assim como o resto de nós, as crianças precisam de pausas frequentes para se refrescar. Essas pausas ajudam a melhorar seus níveis de concentração e foco. As crianças se beneficiariam de uma área tranquila em sua sala de aula, onde podem tirar uma soneca enquanto os mais velhos precisam de pausas, lanches, refeições nutritivas e tempo livre.

Por este motivo, trabalhe em seu tempo livre seguindo a programação diária feita para seu filho ou aluno e configure estações onde os envolvidos possam escolher qual atividade descontraída fazer.

Em suma, auxilie as crianças a combater os efeitos negativos da tecnologia e do tempo excessivo de tela, planejando atividades mais práticas para melhorar a atenção e a concentração. As melhores atividades para concentração para as crianças são aquelas que estimulam a pensar enquanto realiza suas tarefas cotidianas.

Gostou do artigo? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e conheça melhor nossos conteúdos, feitos para você!

Deixe um comentário