Principais benefícios da leitura para as crianças

Venha saber aqui quais os benefícios da leitura para crianças!

A leitura é uma atividade muito importante e prazerosa para todas as idades, principalmente quando se é criança. Dessa forma, o ideal é que os pequenos tenham contato com a magia dos livros o mais cedo possível, uma vez que ter o hábito de ler traz muitos benefícios para o desenvolvimento infantil. 

Nesse post, você vai descobrir quais são os principais benefícios da leitura para crianças e como estimular esse hábito nas crianças. Acompanhe e boa leitura! 

Conheça alguns dos benefícios da leitura para crianças

O ato de ler com frequência pode trazer uma série de benefícios para as crianças, como ter mais facilidade para aprender diversas coisas e aprender a lidar com as suas emoções. Descubra agora qual o papel da leitura no desenvolvimento dos pequenos. 

Incentiva a criatividade e imaginação

A leitura é tão poderosa, que é capaz de nos transportar por outros mundos, através da imaginação. Quando a história é envolvente e prende a atenção, ela auxilia na criação do imaginário das crianças, o que vai trazer criatividade para  criança, que é uma habilidade fundamental para toda a vida.

Aumenta a concentração

Na hora de ler um livro, ter concentração é algo muito importante. Para algumas pessoas, se desconcentrar é muito fácil e isso é ainda mais recorrente com as crianças. Por isso, é essencial trabalhar a concentração desde cedo e a leitura é uma ótima forma de desenvolver essa capacidade, que também vai ajudar nos estudos dos pequenos. 

Ajuda na alfabetização 

Ter o costume de ler vai ajudar muito durante a alfabetização da criança, que vai ter mais facilidade de reconhecer as palavras e desenvolver inúmeras habilidades. Outras vantagens que a leitura pode trazer para a alfabetização dos pequenos são:

  • ampliar o vocabulário e melhorar as habilidades de compreensão e fala;
  • auxiliar no rendimento escolar através da facilidade de entender diversos os assuntos;
  • expansão de conhecimento sobre o mundo, outras culturas e tradições;
  • exercitar o cérebro, desenvolvendo habilidades como memória e raciocínio lógico;

Promove o conhecimento de sentimentos e emoções

Através da leitura, podemos sentir emoções diferentes e até entender o que os personagens sentem. Isso também acontece quando as crianças estão lendo e, portanto, ler com frequência pode ajudar a criança a lidar com sentimentos e emoções.

Além disso, o contato com os livros também pode diminuir a ansiedade e desenvolver a empatia nas crianças, que é a capacidade de se colocar no lugar dos outros. 

Como estimular o hábito da leitura?

Para incentivar que a criança tenha o hábito de ler, o primeiro passo é começar a ler para ela. O ideal é que você leia histórias durante as atividades do dia a dia, como na hora do banho, durante as brincadeiras ou na hora de dormir.

Outras dicas para criar o hábito de ler na criança são:

  • seja exemplo e leia os seus livros na presença da criança;
  • comece a introduzir a leitura na rotina o mais cedo possível;
  • opte por livros de acordo com a faixa etária da criança;
  • descubra quais temas e personagens interessam para a criança.

Não esqueça que o ato de introduzir a leitura na vida dos pequenos leva tempo e necessita de paciência.

Gostou dessas dicas? Então, continue acompanhando o nosso blog para encontrar mais assuntos como esse!

Deixe uma resposta