Brinquedos educativos: a importância para o aprendizado infantil

Criança brincando com letras

Criança brincando com letras

Aprender brincando é muito melhor! E isso quem diz nem somos nós, da Bestplay, e sim vários psicólogos especializados em desenvolvimento infantil. Além da diversão fazer com que a criança nem perceba que está aprendendo, o uso de brinquedos educativos e outras atividades que usem o raciocínio ajudam no desenvolvimento intelectual e social dos pequenos.

É brincando que se aprende

Brincar tem um papel importante na vida das crianças. Quando bebês, brincamos com chocalhos coloridos que desenvolvem nossa audição e visão. Quando um pouco maiores, nos dão blocos de montar e bonecos, que nos auxiliam a desenvolver nossa coordenação motora. Depois, com cerca de 7 anos, passamos a brincar de “encenar a vida adulta”, com carrinhos, bonecas, kits científicos e livrinhos de histórias.

Viu só como os brinquedos e brincadeiras estão ligados ao desenvolvimento infantil? Escolhendo certo, a diversão se une ao aprendizado e ajuda a criança a crescer, tanto desenvolvendo habilidade motoras e visuais, quanto habilidades sociais e até mesmo sendo preparadas para a vida adulta.

Quais brinquedos escolher?

Jogo de memória infantil

Torre de Hanoi de pano Seja para divertir ou educar, brincar é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Os brinquedos e brincadeiras educativas, por sua vez, estimulam algumas outras funções, como a memória, o raciocínio lógico, a concentração e até mesmo o lado sociável da criança.

Confira alguns brinquedos específicos para cada tipo de desenvolvimento:

  • Para estimular a lógica/raciocínio: Batalha das Operações, Kits Matemáticos e Xadrez são alguns exemplos de jogos que ajudam no desenvolvimento de raciocínio lógico da criança.

Dicas da Bestplay: Kit Matemático FNDE 1, Kit Matemática FNDE Econômico e Conjunto de Brinquedos Educativos – com jogo da memória, ABCD e muito mais.

  • Para estimular o conhecimento: Brinquedos que contem fatos históricos ou curiosidades científicas são alguns exemplos de jogos que estimulam a absorção de conhecimento da criança.

Dicas da Bestplay: Kit FNDE Campos do Conhecimento, Kit Letramento FNDE 2 e Kit da Alimentação Saudável

  • Para estimular a criatividade: Jogos lúdicos, histórias maravilhosas e tudo mais que incentive a imaginação dos pequenos é uma maneira de estimular os pequenos. Não costumam precisar de muito: quase sempre, uma boa história, algumas folhas de papel com giz de cera ou, ainda, alguns lençóis e cadeiras são o suficiente para colocar a criatividade dos pequenos à flor da pele.

Dicas da Bestplay: Kit de Recreação e Lazer e Musicoteca são alguns exemplos de brincadeiras que ajudam a ativar a criatividade e imaginação dos pequenos.

Deixe um comentário