Brinquedoteca na educação infantil: a importância de aprender brincando

crianças brincando no jardim de infância
crianças brincando no jardim de infância

Fonte: Guia do Bebê

Toda criança gosta de brincar e, principalmente no período de adaptação à escola, os brinquedos podem ser muito importantes para a educação dos pequenos. O lúdico deve ser parte do processo de aprendizagem infantil – e tem maneira melhor de trabalhar a ludicidade do que montar uma brinquedoteca na escolinha?

Por isso, hoje vamos mostrar qual é o objetivo da brinquedoteca na educação infantil e também os cuidados que você precisa ter ao montar uma. Com as nossas dicas, você poderá criar um espaço educativo e recreativo que as crianças simplesmente vão adorar. Aprender nunca será tão divertido!

A importância da brinquedoteca na educação infantil

menina pintando no jardim de infância

Fonte: PlayTable

Primeiramente, é preciso compreender que o ato de brincar vai muito além da simples recreação das crianças. A brincadeira também é muito importante para o desenvolvimento de habilidades como cognição, organização, cooperação e sociabilidade, que são essenciais para a formação infantil.

No espaço da brinquedoteca, os meninos e meninas encontram um ambiente que estimula a criatividade e a imaginação. As atividades propostas oferecem aos alunos momentos para descobrir, explorar e experimentar – tudo de um jeito muito lúdico e divertido! E é justamente por isso que esse local deve ser alegre, colorido e aconchegante. Assim, os pequenos associam o aprendizado como algo positivo.

E a necessidade da brinquedoteca escolar se dá, especialmente, em um momento em que as crianças cada vez mais preferem assistir TV e jogar games virtuais em smartphones ou computadores. O problema é que essas são atividades que apenas aquietam as crianças, ao invés de estimulá-las. A brinquedoteca se torna, portanto, um lugar onde elas podem reaprender a brincar (enquanto também desenvolvem aquelas habilidades que já citamos).

Mas os motivos para criar um cantinho especial como esse para os pequenos não acabam por aqui. Confira mais alguns pontos importantes a favor das brinquedotecas escolares:

Por que ter uma brinquedoteca na escola infantil?

  • Esses espaços lúdicos favorecem o aprendizado das crianças de todas as idades (especialmente nas séries iniciais);
  • As crianças aprendem a trabalhar individualmente e em equipes, o que estimula também a coletividade;
  • Nem sempre o recreio (intervalo) supre as necessidades das crianças para brincar. Um momento específico para isso, com cunho pedagógico, otimiza o tempo em sala de aula e permite que os alunos gastem as suas energias apropriadamente;
  • Aprender pode (e deve) ser divertido! De forma descontraída, as brinquedotecas reúnem em um só lugar diversas atividades importantes para o desenvolvimento dos pequenos, como: leitura, jogos, teatro, etc.

Como montar uma brinquedoteca escolar divertida e segura

brinquedos de jardim de infância

Fonte: Chloes Kids

Você já viu por que é muito importante ter um espaço especial para brincadeiras na escola infantil. Mas o melhor de tudo isso é que quase não dá trabalho nenhum criar um cantinho assim. Basta ter criatividade e, claro, cuidar para que o local atenda a todas as normas de segurança. Afinal, todo cuidado é pouco quando o assunto envolve crianças!

Uma boa brinquedoteca deve também ser repleta de brinquedos educativos, que podem estimular o raciocínio, a memória, a coordenação motora, e muito mais! Para atender a todos os “públicos”, fique atento à classificação etária indicada para cada brinquedo. Confira algumas dicas da BestPlay para você escolher os melhores brinquedos educativos.

Na hora de planejar esse espaço, é essencial ter muito cuidado com as medidas de segurança. Para evitar acidentes, opte por móveis com as bordas arredondadas, remova quaisquer objetos pontiagudos e cortantes e deixe fora do alcance tudo que possa oferecer qualquer perigo. No chão, opte por pisos emborrachados ou tapetes de grama sintética, que além de seguros, também deixam o ambiente ainda mais divertido.

Viu só? Montar uma brinquedoteca escolar não tem mistério nenhum! Seguindo as nossas dicas, você consegue manter esse espaço de diversão e aprendizado sempre seguro e organizado – a criançada agradece!

Deixe uma resposta