Colônia de férias infantil: porque levar as crianças para ter essa experiência

Crianças brincando na colônia de férias

O verão se aproxima e com ele vêm chegando as tão esperadas férias escolares das crianças. Esse é o momento que começamos a planejar as possíveis viagens que serão feitas em família.

Porém, nem sempre o período de férias dos pais e dos filhos ocorre ao mesmo tempo e para esses casos temos uma ótima sugestão: a colônia de férias infantil!

As colônias de férias são ótimas opções para as crianças fugirem do convencional e aproveitarem os dias de recesso gastando energia, fazendo novas amizades e realizando atividades divertidas!

E o mais legal é que existem colônias com diferentes temas e durações. Continue lendo e conheça algumas opções!

Tipos de colônias de férias para crianças

Quando ouvimos falar em colônia de férias sempre temos aquela imagem presente em alguns filmes, em que as crianças viajam para sítios ou campos e acampam durante alguns dias junto de outras crianças e supervisores que orientam atividades ao ar livre.

Essas colônias realmente existem, porém também temos outras opções com propostas bem diferentes para sugerir!

Colônia de férias infantil com arte e teatro

Já pensou em deixar o seu filho em contato com atividades que envolvam práticas artísticas, teatrais, circenses ou acrobáticas? Pois é possível! Essas práticas são muito enriquecedoras para as crianças, pois incentivam a criatividade, a desenvoltura e aptidões artísticas. 

O mais bacana é que na maioria das colônias desse tipo você encontra na sua própria cidade, pois quem ministra essas atividades geralmente são profissionais envolvidos com artes cênicas e que trabalham em companhias de teatro ou circo.

Por isso, nossa dica é que você procure por companhias de teatro ou circo infantil da sua cidade e conheça as programações!

Conheça 4 brincadeiras educativas para crianças!

Colônia de férias infantil esportes e recreação

Essas são colônias mais tradicionais e contam com espaços para diversos esportes e atividades recreativas. Geralmente os locais que propõe e os períodos que ocorrem variam bastante.

Alguma colônias ofertam esportes variados para que as crianças escolham os seus favoritos e pratiquem durante os dias de recesso. Outras podem ocorrem em espaços que realizam vários tipos de esportes, atividades recreativas e gincanas coletivas.

Esses espaços são ótimos para as crianças poderem escolher as atividades que mais lhe agradam e desenvolver seus dons naturais, sem perder a oportunidade de interação com novos amiguinhos.

Geralmente você encontra essas colônias entrando em contato com clubes, sítios, academias ou casas de eventos infantis.

Veja 5 brincadeiras de corda para fazer com os seus pequenos!

Colônia de férias infantil com brincadeiras e atividades especiais

Você já ouviu falar em atividades e dinâmicas em museus, zoológicos ou campings? Eles existem e podem ser muito divertidas para os pequenos!

Atividades que envolvem caça ao tesouro, por exemplo, ou novas descobertas científicas e tecnológicas podem ser muito proveitosas para o aprendizado e pensamento criativo dos pequenos.

Além disso, espaços ao ar livre geralmente proporcionam contato com a natureza e os animais, algo que é muito interessante caso seu filho more em cidades urbanizadas.

Pense em todos os lugares que recebem crianças para passeios ou atividades escolares, pois são estes que muitas vezes também propõe colônias de férias para os pequenos, por isso, fique atento e informe-se nesses lugares!

Confira 10 ideias para gincanas e brincadeiras para jovens

Escolha a melhor opção para o seu filho

O mais bacana das colônias de férias infantis é poder planejá-las de maneira que encaixe com o seu período de férias e com o dos pequenos também. Por isso, você pode optar por colônias mensais, semanais, quinzenais ou apenas em um fim de semana e em turnos integrais ou específicos.

Também é importante questionar o seu filho sobre as suas preferências e atividades com as quais mais se identifica, para que se sinta tranquilo e seguro para participar da colônia que escolher.

Não perca a oportunidade de proporcionar ao seu filho novas experiências e lembranças inesquecíveis das suas férias de verão. Boas férias e até a próxima!

Deixe uma resposta