Como montar um quarto de menino: saiba por onde começar!

Quarto de menino com sofá-cama, TV e armário

Planejar e arquitetar um quarto infantil é sempre divertido, seja para esperar um futuro bebê ou para dar uma repaginada no quarto do baixinho que está crescendo e mudando.

O quarto de menino é o espaço onde ele pode brincar, criar, estudar, receber seus amiguinhos e o mais importante: descansar! Por isso é importante que seja um ambiente aconchegante e que comporte todos os seus brinquedos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você decorar e organizar da melhor forma um quarto de menino.

Escolhendo o tema

Escolher o tema do quarto de menino nem sempre é fácil, já que existem diversas opções. De tempos em tempos alguns temas ficam na moda e viram os favoritos entre pais e filhos, porém, uma dica importante é: escolha tema e cores atemporais. Assim, ninguém enjoa da decoração e não precisa mudar toda hora.

As dicas de temas atemporais são:

  • espaço e universo;
  • super heróis;
  • fundo do mar;
  • selva e natureza;
  • entre outros.

Como já vimos no post dicas para montar um lindo quarto de menina, as cores podem transmitir e estimular sentimentos. Por isso, deixe de lado as cores mais clichês e opte por cores que, primeiramente, agradem a você e seus filhos.

Depois, pense em cores que irão proporcionar o bem estar do menino que ocupará este novo quarto, como o amarelo e laranja, que transmite vitalidade, otimismo e a aprendizagem e fogem do tradicional.

Organizando tudinho

Uma tarefa difícil na hora de projetar um quarto de menino é pensar nas formas como tudo ficará organizado: roupas, brinquedos, materiais escolares, etc.

Além, é claro, de um guarda-roupas compatível com a quantidade de roupas que o pequeno tem, é importante, também, espaços onde ele possa dispor seus outros pertences. Uma dica importante é reservar gavetas, que podem ser em forma de caixas organizadoras ou aquelas gavetas, que muitas vezes vêm acopladas à cama, sabe?

Para guardar e organizar os brinquedos. Já os materiais escolares ficam melhores organizados sobre a escrivaninha, ou em módulos suspensos junto a parede, que além de ajudar a guardar alguns objetos podem fazer parte da decoração. Prateleiras são sempre uma boa pedida, já que acomodam objetos de decoração, brinquedos, materiais escolares, etc.

As caixas organizadoras, gavetas, prateleiras e escrivaninha podem fazer um mix de cores e texturas e compor o tema da decoração escolhido. Dessa forma, fica cada coisa no seu lugar de forma harmoniosa.

Ajustando os pequenos detalhes

Após optar pelo tema e as cores e escolher a forma como tudo será mantido bem organizadinho, alguns pequenos detalhes devem ser considerados, como: papel de parede, cortinas, tapetes, iluminação, etc.

A dica aqui é que você siga a paleta de cores escolhida junto ao tema e não fuja muito disso, pois apenas assim você manterá o espaço original e acolhedor para o pequeno.

Agora que você já conhece boas dicas de como montar um quarto de menino, não deixe de conferir também nosso post sobre espaço criativo para crianças em casa, e assim, crie o ambiente perfeito para os pequenos.

Deixe um comentário