Como usar a música na educação infantil

Fonte: Postmetro

Você sabia que a música pode contribuir muito na educação infantil? Ela ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo grandes benefícios ao processo de alfabetização e também ao raciocínio lógico.
Neste post, nós, da Bestplay, selecionamos 6 dicas de como os pais podem trabalhar a música na educação infantil em casa. Vamos lá?

1. Cante com seus filhos

Não tenha vergonha de cantar junto com os seus filhos em casa. Afinal, quem canta seus males espanta! Não fique sem graça se desafinar. As crianças nem vão notar! O que vale aqui é brincar de música com a criançada e ser feliz.
Uma boa dica é comprar um microfone com pedestal para as crianças a partir de 3 anos soltarem as vozes. Alguns modelos podem se conectar ao celular para tocar MP3. Elas irão adorar!

2. Amplie o repertório musical

Você também pode recorrer aos CDs, como o de Músicas Folclóricas Brasileiras e Festas na Escola, da editora G4.
Outras opções são os livros acompanhados de CDs, como Quem canta seus males espanta, da editora Caramelo. Neste livro, você vai encontrar músicas, adivinhas e trava-línguas do folclore brasileiro. As crianças irão conhecer canções clássicas, como Capelinha de Melão, Peixe Vivo, O Cravo e a Rosa e Sapo Cururu.

3. Brinque de roda

Os menores vão adorar brincar de roda! É uma forma divertida e lúdica de fazer a criançada cantar e melhorar a afinação, a percepção rítmica e melódica. O livro Brincando de Roda, de Íris Costa Novaes, da editora Agir, traz uma série de sugestões muito legais.

4. Assista a filmes

Quem não se lembra de clássicos como A Noviça Rebelde e Mary Poppins?
Uma boa dica também é o vídeo Pedro e o Lobo, da coleção Meus Contos Favoritos, da Disney. As crianças poderão conhecer o som de diferentes instrumentos da orquestra durante o filme.

5. Compre instrumentos musicais

Os pequenos ficam fascinados com instrumentos musicais. Se você tiver mais de um filho, pode até pensar em montar uma banda! A flauta, a guitarra ou o teclado com diferentes sons são os instrumentos mais procurados pelos pais. Mas aqui vão algumas dicas diferentes de instrumentos para os pequenos:

Flauta de êmbolo

Muito usada em aulas de música, pois permite uma rápida interação e a percepção das alturas (graves e agudos) dos sons pelas crianças. O êmbolo se parece com uma seringa, deslizando dentro de um tubo. O som é muito legal! É indicado para crianças a partir dos 2 anos de idade.

Metalofone

É um teclado de metal. Também é possível encontrá-lo de madeira, sendo chamado de xilofone. Existem modelos muito baratos, mas são sempre desafinados. Se puder, gaste um pouquinho a mais e compre um instrumento musical de qualidade superior. É indicado para crianças a partir dos 3 anos de idade.

Tambores

Estes são os favoritos das crianças! Existem tambores de todos os tipos: de lata, plástico, madeira, bambu ou couro. Os melhores são os de madeira com pele de couro. Além do som sair mais bonito, não é tão estridente. É indicado para crianças a partir dos 2 anos de idade.

6. Conte histórias

As crianças amam ouvir, contar e cantar histórias. Você pode usar ainda fantoches ou dedoches e fazer dramatizações. A dica aqui é o CD Mil Pássaros, do grupo musical Palavra Cantada.
Gostou de conhecer as 6 dicas de como usar a música na educação infantil? Não esqueça de comentar aqui embaixo o que achou do texto e compartilhar as nossas dicas com os seus amigos e familiares! Até mais!

Deixe um comentário